Fabricante de portas está entre as 'mais confiáveis'

A lista das cem melhores empresas para trabalhar na América Latina é publicada desde 2004 pelo Instituto Great Place to Work. De acordo com o levantamento, apenas nove companhias foram incluídas na lista em todas as sete edições. Por apresentarem qualidade consistente de trabalho, as empresas são consideradas "campeãs de confiança" pelo instituto.

, O Estado de S.Paulo

22 de abril de 2010 | 00h00

Entre as nove companhias latino-americanas mais confiáveis, quatro são brasileiras: FedEx Brasil, Microsoft Brasil, Magazine Luiza e a fabricante de portas Pormade. Para Hermine Schreiner, diretora de recursos humanos da indústria de União da Vitória, no Paraná, a relação de longo prazo construída com os funcionários é elemento chave para que a confiança se mantenha firme ao longo dos anos. "Vamos além do funcionário. Trabalhamos também a família", diz a executiva.

Buscar o contato com a família foi uma forma de evitar que o empregado da empresa vivesse um "choque cultural" dentro de casa. "Percebemos, inicialmente, que o funcionário tinha acesso a treinamentos e a novas informações, enquanto a mulher ou o marido ficava em casa, sem chance de mudar."

Em 1994, a Pormade abriu sua escola de nível médio - que funciona até hoje, com 49 alunos - e estendeu a formação de seus funcionários a áreas "complementares", com cursos de ginástica, artesanato e programas de lazer. Essas atividades aos poucos foram estendidas para cônjuges e filhos dos funcionários.

Segundo a executiva, foi a maneira que a companhia encontrou de proporcionar acesso a atividades não necessariamente disponíveis em pequenos municípios. "Fizemos também uma parceria com o Sebrae (serviço de apoio a microempresas), para que as pessoas usem o que aprenderam nos cursos profissionalizantes para empreender e abrir pequenos negócios", explica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.