NOVA YORKA empresa que criou o BlackBerry - ainda o celular dominante entre executivos - acredita que os consumidores corporativos ainda terão espaço na maleta para pelo menos mais um aparelho: o PlayBook.A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, apresentou ontem o seu tablet e prometeu começar as vendas nos Estados Unidos no começo de 2011, com o lançamento para outros países no decorrer do ano. Com ele, a RIM aposta em um aparelho menor e mais leve do que o iPad, da Apple, que praticamente inaugurou o mercado de tablets no mundo quando começou a ser vendido em abril.O PlayBook terá uma tela de 7 polegadas, metade do tamanho do iPad, e um peso de 400 gramas (o iPad tem 700 gramas). E, diferentemente do tablet da Apple, o PlayBook terá duas câmeras, uma frontal e outra traseira.Ele poderá servir como uma extensão do BlackBerry, com tela maior, usando uma conexão segura de curto alcance do próprio telefone. Quando a conexão é cortada - por exemplo, quando o PlayBook está longe do telefone -, nenhum dado importante, como e-mails da empresa, fica armazenado no tablet. Fora do alcance do Wi-Fi, o PlayBook pode se conectar usando um BlackBerry e a rede celular.Mas o tablet também pode ser usado sozinho. Jim Balsillie, um dos executivos chefes da RIM, disse que o objetivo é que o PlayBook ofereça uma experiência completa de um computador, incluindo a exibição de sites em Flash. / ASSOCIATED PRESS