Facebook de olho nos pequenos

Executivo afirma que a empresa vai estimular ainda mais a participação dos empreendedores

Entrevista com

O Estado de S.Paulo

30 de novembro de 2011 | 03h06

Vice-presidente global de marketing do Facebook, Grady Burnett é atualmente um dos principais executivos da rede social mais famosa do planeta - são 800 milhões de usuários em todo o mundo, sendo 30 milhões apenas no Brasil. Ex-diretor de operações e vendas online do Google, Burnett concedeu entrevista exclusiva ao Estadão PME em recente visita ao País. Durante a conversa, o norte-americano apontou as melhores estratégias que um pequeno ou médio empreendimento pode adotar para sempre usar a rede a seu favor. Leia a seguir os principais trechos.

Qual o objetivo da sua visita ao Brasil?

Nossa empresa está sediada na Califórnia, mas havia muita curiosidade e animação sobre o que estava acontecendo na América Latina e no Brasil. Nós abrimos um escritório no País, tivemos um bom crescimento e eu quis ver de perto, conversar com clientes e identificar oportunidades. Saio animado.

Podemos esperar novidades do Facebook para pequenos empreendimentos?

Nós acreditamos no poder de pequenos negócios e continuaremos estimulando a participação deles no Facebook. Com a nova interface, teremos mais fotos e ferramentas para a empresa crescer, se conectar com mais usuários e construir conexões. Nosso objetivo é aumentar o número de recursos continuamente.

Qual a melhor forma de uma empresa conquistar clientes por meio da rede?

O primeiro passo é criar uma página corporativa para promover o negócio. É muito importante colocar nessa página todas as informações da empresa porque isso cria a oportunidade das pessoas se tornarem fãs da companhia e do empresário se conectar e promover discussões com elas. Essa é uma maneira poderosa de fazer o consumidor perceber que ele importa e do empresário entender o que seus clientes querem. O Facebook tem 800 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil. Essas pessoas estão engajadas e se importam com os negócios das comunidades ao seu redor.

Como a empresa deve começar essa interação?

O importante é que o empresário se aproxime desses seguidores, divida com eles novas ideias e saiba o que eles pensam. Nós vimos alguns casos de sucesso nos quais as empresas fazem perguntas em sua página, como o tipo de desconto que o cliente gostaria de receber em determinada ocasião. Elas conseguiram com isso criar engajamento e ter um feedback que ajudou o negócio a crescer. Também é interessante postar textos, artigos e informações que os usuários possam dividir com seus amigos para divulgar espontaneamente a empresa.

Qual o impacto atualmente da participação ativa nas mídias sociais para um negócio?

Nós percebemos que muitas empresas estão de fato conseguindo crescer por meio das mídias sociais porque hoje é comum que as pessoas tomem decisões com base no que está sendo recomendado pelos amigos e pela família nas redes. As pessoas realmente estão se comunicando e dividindo coisas que elas gostam por meio da internet. E muitas dessas coisas são sobre negócios.

Quais as melhores maneiras de se comunicar com clientes por meio do Facebook?

Experimente. Tente de tudo, converse com as pessoas, conte novidades sobre o seu estabelecimento, coloque notícias e artigos relacionados ao seu empreendimento. Isso inspira os seus fãs a dividir sua página com os amigos e fazer propaganda sobre você na internet. As empresas têm que estar prontas para participar dessa conversa com os internautas. Por meio dela, o empresário tem a chance de entender o seu negócio e um pouco mais a respeito do consumidor.

O segredo, então, é o empreendedor testar diferentes estratégias de interação sem medo de errar?

Acredito que sim. Muitas ideias surgem a medida que você começa a se comunicar e, no Facebook, todos cometem erros. /L.A.

Crie uma página

na rede

Você precisa saber

As redes sociais permitem criar uma página corporativa sem custos. Escolha um endereço (URL) que defina com precisão o seu negócio, adicione fotos e o máximo de informações para que os visitantes conheçam sua empresa.

1

2

Fale com o cliente

Defina qual a meta do seu negócio e, a partir dela, distribua conteúdo. Divulgue dados e faça perguntas para estimular a interação e ouvir o que os consumidores têm a dizer, em especial sobre o seu empreendimento.

3

Não

tenha medo

A melhor maneira de entender o que as pessoas esperam da sua página é experimentar diferentes formas de comunicação e avaliar o retorno. Não tenha medo de testar antes de definir seu posicionamento na rede.

De cada dez moradores de São Paulo, oito estão nas redes sociais, aponta pesquisa realizada em maio deste ano pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Em todo o País, são 30 milhões de usuários apenas do Facebook. Os números comprovam que fazer parte das redes sociais tornou-se uma necessidade para pequenas e médias empresas. Por isso, confira dicas para que seu negócio tenha relevância na web.

Atual vice-presidente global de marketing do

Facebook, Burnett foi

diretor de operações e vendas online do Google.

Ex-jogador profissional de tênis, tem mestrado em administração pela conceituada Harvard

Business School.

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