Falar corretamente e dominar atuação da empresa contam ponto

Para especialistas, atividades extras feitas na universidade ou como voluntário são bastante apreciadas

O Estado de S.Paulo

03 de junho de 2012 | 03h10

Naturalidade, domínio do português e conhecimento sobre a atuação da empresa são as características mais observadas durante os processos seletivos de estágio. A dica é da supervisora de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Aline Gabriel Barroso, mas é compartilhada pela maioria dos responsáveis pelo recrutamento das empresas.

"Claro que ter fluência no inglês ou conhecer mais outro idioma também conta ponto, mas ter o domínio sobre a atuação da empresa, falar corretamente e com segurança e trazer no currículo uma vasta bagagem de atividades extras, seja na universidade ou com trabalhos voluntários, são verdadeiros alicerces para conquistar até a vaga mais disputada de estágio", comenta. (Veja outra dicas ao lado.)

Para o superintendente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Eduardo de Oliveira, é importante o estudante já se sentir um profissional quando ingressa na universidade e procurar um estágio o quanto antes. "Eles entram muito jovens na universidade. Por isso, aconselho que complementem o conhecimento das aulas vendo a área na prática."

Na opinião dele, o estágio é uma forma de otimizar a decisão do estudante se ele realmente quer continuar ou não naquele curso. "Qualquer um pode apostar em uma área e, quando a conhece a fundo, perceber que não é o que queria. E não é preciso ter vergonha de reconhecer isso e mudar. Ao contrário. É muito mais saudável do que se manter em uma área que não lhe proporciona prazer. E quanto mais cedo isso ocorrer, mais chances se tem de atingir o sucesso."

A maioria das empresas abre seleção duas vezes por ano. Por isso, é importante acompanhar o site da companhia que se deseja ingressar no programa de estágio. No caso da AmBev, por exemplo, a inscrição pode ser feita durante todo o ano. Apenas as seleções têm mês certo: maio, agosto e outubro. A Brasken está com inscrições abertas até o dia 10 de junho. Para se inscrever basta acessar o site: www.jovensbraskem.com.br.

O CIEE e o Nube mantêm um banco de vagas permanente. Basta se cadastrar nos sites: www.ciee.org.br e www.nube.com.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.