Falta de peças atrapalha entregas e vendas de carros caem 17% em fevereiro

Escassez de componentes, principalmente semicondutores, atinge o mundo todo devido às dificuldades dos fabricantes da Ásia em atender a demanda, que voltou mais forte do que se esperava após o primeiro pico da pandemia

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Com a falta de componentes que causou atraso na produção e com menos dias úteis, as vendas de veículos novos caíram quase 17% em fevereiro na comparação com igual mês de 2020. Foram emplacados 167,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, número 2,1% inferior ao de janeiro, segundo dados preliminares do mercado.

No bimestre, a soma do mercado total foi de 338,5 mil unidades vendidas, queda de 14% na comparação com o mesmo intervalo de 2020, quando ainda não havia pandemia no País. Alguns veículos estão em falta nas lojas e há filas de espera, inclusive para caminhões.

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No mês passado a média diária das vendas ficou em 7.909 unidades, ante 8.125 em janeiro. As perspectivas para março são de continuidade de escassez de peças, principalmente de semicondutores.

A Fiat segue na liderança há seis meses seguidos e ficou com 21,2% de participação no segmento de automóveis e comerciais leves. Foto: Werther Santana / Estadão

Executivos do setor acreditam que a regularização de entregas deve ocorrer no segundo semestre. O problema atinge o mundo todo devido às dificuldades dos fabricantes de chips da Ásia em atender toda a demanda, que voltou mais forte do que se esperava após o primeiro pico da pandemia da covid-19.

A Fiat segue na liderança há seis meses seguidos e ficou com 21,2% de participação no segmento de automóveis e comerciais leves, que somou 158,1 mil unidades. A Volkswagen ficou na segunda posição, com 17,1% das vendas, enquanto a General Motors teve 15,8%. Ainda assim, o Chevrolet Onix continua sendo o modelo mais vendido no País, com 20,8 mil unidades.

O segundo da lista é a picape Strada, com 18,6 mil unidades. Na lista dos 10 mais vendidos, quatro são da Fiat e um da Jeep, que pertencem ao grupo Stelanttis, que tem ainda Peugeot e Citroën.

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No ranking das marcas, a Ford, que já tinha caído para o sétimo posto, despencou mais um pouco, agora para a 10ª posição, com 2,4% das vendas. A marca, tradicional quarta ou quinta colocada no mercado, anunciou o fechamento de suas fábricas no País em janeiro e passará a vender apenas carros importados premium.

A Hyundai ficou em quarto lugar no ranking (9,7% de participação), seguida Renault (6,7%), Jeep (6,6%), Toyota (6,5%),Honda (4,6%), Nissan (3,6%). Entre os modelos mais vendidos, além de Onix e Strada estão Hyundai HB20 (15,6 mil unidades), Onix Plus (13,6 mil), Jeep Renegade (12,9 mil), Volkswagen Gol (3,8%), Fiat Argo (11,2 mil), Fiat Toro (10,9 mil), Fiat Mobi (10,8 mil) e Volkswagen T-Cross (10,7 mil).