Fator Relevante

Aché chega ao México e já mira a Espanha

Clayton Netz, O Estado de S.Paulo

28 de outubro de 2010 | 00h00

O Aché, terceiro maior grupo farmacêutico brasileiro, que deve fechar o ano com um faturamento de R$ 2,3 bilhões (10% a mais do que em 2009), está desembarcando no México. Ontem, a empresa iniciou oficialmente a distribuição do anti-hipertensivo Bicartial, o primeiro de seus produtos fabricados no Brasil a ser exportado para o mercado mexicano, graças a uma parceria com o laboratório local Silanes.

Encontrado no Brasil com a marca Lotar, o remédio, que já é comercializado no Peru, Venezuela, Equador e Colômbia, deverá competir no disputado segmento para tratamento de pressão arterial, estimado em US$ 400 milhões no México - a expectativa é de que, no primeiro ano, as vendas cheguem a US$ 13 milhões. "Ao exportarmos com a nossa marca, estamos gerando um grande ativo no exterior, ao mesmo tempo em que fortalecemos nosso perfil exportador e a aliança com o Silanes", afirma José Ricardo Mendes, presidente do Aché. No começo, serão enviadas 3,5 milhões de cápsulas do Bicartial.

Firmado em 2007, o acordo de cooperação com os mexicanos teve um primeiro movimento, em outubro de 2009, com o lançamento do Meritor, um remédio antidiabético patenteado pelo Silanes no mercado brasileiro. Segundo Mendes, com estruturas parecidas - são companhias familiares -, as duas empresas ensaiam novos passos lá fora.

Já está decidido a montagem de um centro de pesquisa e desenvolvimento de remédios na Espanha. "Será a nossa porta de entrada no mercado europeu", diz Mendes. "Desenvolver localmente é uma exigência da União Europeia para atuar nos países da comunidade."

Além disso, os dois laboratórios já estão trabalhando a quatro mãos, no México e no Brasil, no desenvolvimento de dois novos medicamentos, um para o tratamento de diabetes e outro para moléstias cardiológicas. "Os testes clínicos serão feitos nos dois países", diz Mendes.

IPO em 2011. Tradicionalmente, o Aché dedica 10% do Ebtida à pesquisa e desenvolvimento, o que dá uma média anual de R$ 40 milhões de investimento. De acordo com Mendes, o laboratório investiu R$ 130 milhões nos últimos anos no que está sendo considerada como sua maior fornada de novos produtos desde 2000, quando lançou 16 medicamentos. "Estamos com 40 processos de licença na Anvisa à espera de aprovação", diz Mendes, que espera vê-los nas prateleiras das farmácias até 2011.

Além da expansão do portfólio, dois eventos deverão movimentar o Aché em 2011. O primeiro é a conclusão da duplicação da planta de Guarulhos, orçada em R$ 200 milhões. O outro é o muitas vezes anunciado e tantas vezes adiado IPO na Bovespa. "Tive uma reunião com os acionistas e definimos que a operação deve sair em 2011", afirma. "As perspectivas para a economia dão a certeza de que o IPO faz sentido."

HERDEIRO

"Posso definir a cultura enquanto estou por aqui, mas queremos algo que funcione quando o fundador não estiver por perto. Todd é perfeito a esse respeito"

Warren Buffet

REFERINDO-SE A TODD COMBS, QUE PODE SUCEDÊ-LO À FRENTE DA BERKSHIRE HATHAWAY, DONA DE UM PORTFOLIO DE US$ 100 BILHÕES EM INVESTIMENTOS

TECNOLOGIA

Mineira Microcity compra Eclipse

A Microcity, empresa mineira de terceirização de serviços de infraestrutura de TI, comprou 70% do controle da concorrente paulista Eclipse. A aquisição faz parte do plano de expansão da Microcity de atingir um faturamento de R$ 500 milhões em cinco anos. Com a Eclipse, a Microcity incorporará R$ 15 milhões ao seu faturamento, que deve chegar a R$ 95 milhões este ano. Além disso, a Microcity espera reduzir em 20% seus custos com logística para atender ao mercado paulista e se tornar mais competitiva. Para 2011, está prevista a compra de mais duas empresas da área.

LANÇAMENTO

Polaris começa a produzir off roads em Manaus

A primeira linha de montagem do grupo Polaris fora dos Estados Unidos inicia operações em dezembro, em Manaus. Maior fabricante americana de quadriciclos e miniveículos off-road para lazer e trabalho, a empresa vai produzir inicialmente o modelo Sportsman 500 HO, que será vendido a R$ 19,9 mil. Na metade de 2011, entrará em linha um segundo modelo, ainda a ser definido. Segundo Mike Dougherty, vice-presidente da Polaris, inicialmente foram investidos R$ 1 milhão numa linha terceirizada no Distrito Industrial da capital amazonense, que montará kits trazidos dos EUA. Futuramente, o grupo pretende ter fábrica própria. Hoje, os veículos da Polaris são importados e distribuídos pelo grupo Izzo.

PAGAMENTOS

Cheques voadores recuam no Sudeste

O número de cheques sem fundos caiu no Sudeste. De acordo com a Equifax, especializada em dados para gestão empresarial, o volume de cheques voadores de pessoas jurídicas diminuiu 11,2% na região na comparação entre setembro e agosto deste ano. Em relação ao mês de setembro de 2009, a queda foi de 7,21%. A Equifax atribui a melhora ao desempenho de ramos como a indústria e a agricultura, que fortaleceram o comércio.

FRANQUIA

Ometz vai ensinar inglês nos EUA

O Ometz Group, dono da rede de franquias das escolas de inglês WiseUp, Wise4U, Lexical, GoGetter e You Move, com sede em Curitiba, está investindo na internacionalização do negócio. Em janeiro de 2011, vai estrear no mercado americano, com uma franquia em Orlando, na Flórida, abrirá a quarta unidade na Argentina e começará a operar na Colômbia. "Em cinco anos, queremos ter 150 endereços nos Estados Unidos", diz Flávio Augusto da Silva, presidente do Ometz.

No Brasil, o grupo, que conta com 400 unidades franqueadas, aposta no You Move, curso voltado para a nova classe emergente, com mensalidades em torno de R$ 186, contra os R$ 450 cobrados pela WiseUp, seu carro-chefe. "O aumento da renda dos brasileiros levou muita gente a investir na educação", diz Augusto da Silva. A meta do Ometz é terminar 2010 com faturamento de R$ 170 milhões, um crescimento de 65% sobre o resultado de 2009.

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