Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Faturamento dos supermercados deve crescer de 9,5% a 10% em 2012

O faturamento dos supermercadistas deve ter aumento nominal entre 9,5 e 10 por cento no fechado deste ano, depois de uma expansão em 2011 de 11,3 por cento, para 224,3 bilhões de reais, previu nesta quinta-feira a associação que representa o setor, Abras.

REUTERS

29 de março de 2012 | 15h26

Se consideradas apenas as 20 maiores empresas do setor, o faturamento no ano passado foi 20,7 por cento maior, para 115,8 bilhões de reais, afirmou a Abras.

As três maiores redes supermercadistas do Brasil -Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart- mantiveram suas posições no ranking da Abras, com o grupo do empresário Abílio Diniz na liderança, com faturamento de 52,7 bilhões de reais, alta de 45,8 por cento.

Em seguida, a rede francesa apurou vendas brutas de 28,8 bilhões de reais, queda de 0,8 por cento sobre 2010, decorrente da cisão da rede de descontos Dia, ocorrida em julho passado, cujos resultados deixaram de ser reportados juntamente com os do Carrefour. A rede foi a única entre as 20 maiores pesquisadas pela Abras a apresentar recuo no faturamento em 2011.

Já o grupo norte-americano obteve receita bruta de 23,5 bilhões de reais, 5,1 por cento maior, enquanto a rede de origem chilena Cencosud obteve o maior crescimento em receita bruta, de 78 por cento, para 6,2 bilhões de reais, ocupando a quarta posição no ranking.

O resultado da Cencosud, sediada em Sergipe, foi favorecido principalmente pela compra da rede Bretas, além de outras três aquisições: Perini, Cardoso e Super Família, de acordo com a Abras.

A quinta posição ficou com a rede gaúcha Zaffari, que teve faturamento de 2,9 bilhões de reais. Segundo estimativa da entidade, o número é similar ao do desempenho da rede Dia antes da separação do Carrefour. A rede Dia não divulgou receita para 2011.

Em termos de número de lojas, houve incremento de 1,1 por cento no setor em 2011, para 82.010 unidades no país.

(Por Vivian Pereira)

Tudo o que sabemos sobre:
VAREJOSUPERMERCADOSRANKING*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.