Beto Barata/PR
Beto Barata/PR

Fazenda diz que sobretaxação dos EUA pode criar guerra comercial

Secretário-executivo do Ministério da Fazenda afirmou que medida dos Estados Unidos pode desencadear retaliações de outros países

Eduardo Rodrigues, O Estado de S.Paulo

09 Março 2018 | 21h02

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, avaliou nesta sexta-feira, 9, que a decisão dos Estados Unidos em sobretaxar o aço e a alumínio importados pode desencadear uma "guerra comercial" da parte também de outros países.

 

"O governo dos EUA está criando uma barreira comercial em um ambiente de pleno emprego para defender setor que está com a capacidade sobrecarregada. Todos vemos com muita preocupação esse tipo de decisão", limitou-se a comentar, em painel no Seminário de 25 anos da Advocacia Geral da União (AGU).

+ Tarifa de Trump ao aço e alumínio divide Europa

Após o evento, o secretário não quis adiantar quais medidas o governo proporá em relação ao descumprimento da Regra de Ouro em 2019. Segundo ele, isso será endereçado na proposta de Orçamento para o próximo ano. 

+ ‘É uma visão muito simplória do comércio internacional’, afirma especialista sobre decisão dos EUA

Guardia também não respondeu sobre os estudos citados pelo ministro Henrique Meirelles  sobre mudanças na cobrança de ICMS sobre os combustíveis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.