Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Fazenda reproduz previsão do BC para IPCA em 2012

O Ministério da Fazenda ratificou a previsão do Banco Central (BC) de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve subir para 4,4% neste ano e ficará abaixo da meta de 4,5%. De acordo com o ministério, a tendência é de que a inflação continue ao longo de 2012 em sua trajetória de desaceleração no acumulado em 12 meses, iniciada em outubro do ano passado.

RICARDO LEOPOLDO, Agencia Estado

24 de abril de 2012 | 14h01

O boletim Economia Brasileira em Perspectiva, edição em inglês de março/abril deste ano, ressalta que no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) o mais provável é que a inflação ao consumidor diminua no decorrer do ano, o que contará também com o apoio dos bens duráveis, cujos preços devem permanecer estáveis nos próximos oito meses.

Na avaliação do Ministério da Fazenda, o ciclo de redução de juros iniciado pelo BC em agosto deve fortalecer as operações de crédito em 2012. Segundo o documento isso deve ocorrer sobretudo devido à diminuição do patamar da Selic e ao aumento da geração de empregos formais no País. Esses dois fatos irão colaborar para a expansão da concessão de empréstimos neste ano, em especial no segundo semestre.

Segundo o Ministério, a taxa de juro real atingiu 3,44% em março deste ano pelo critério ex-ante, que leva em consideração a projeção da inflação 12 meses à frente e a taxa do swap-pré de 360 dias. Ele ressalta que há espaço para a queda dos spreads das operações financeiras para consumidores e empresas.

"O spread bancário para indivíduos, embora continue elevado em comparação a outras economias, atinge níveis mais baixos da história", destaca o texto, numa tradução livre. Segundo o documento, os spreads para consumidores atingiram 35,8% em fevereiro deste ano. "Devido ao ciclo de redução de taxas de juros (pelo BC) e algum relaxamento de medidas macroprudenciais anunciadas em novembro de 2011, é esperada a continuidade da redução dos spreads ao longo de 2012", informa o documento.

Tudo o que sabemos sobre:
IPCABCprevisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.