Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Fecomercio: confiança de paulistanos recua 4,4% em abril

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano caiu 4,4% em abril na comparação com março, chegando à marca de 120,2 pontos ante os 125,8 pontos do mês anterior. O resultado ruim de abril repete o desempenho de março, que já havia sido apontado como o menor patamar desde janeiro de 2009, afirma a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

CARLA ARAÚJO, Agencia Estado

15 de abril de 2014 | 11h21

Apurado mensalmente, o indicador levanta a percepção dos consumidores paulistanos sobre a situação econômica e serve como balizador para novos investimentos pelo setor produtivo. Varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Na comparação com abril do ano passado, o indicador caiu 22,7%. No mesmo mês de 2013, o índice foi de 155,6 pontos. Para a assessoria econômica da FecomercioSP, a diminuição do ICC é um reflexo do descrédito com o andamento da atividade econômica e da percepção de alta nos preços, principalmente aos relacionados a bens de consumo, como os produtos alimentícios. "Também contribui para uma menor confiança dos consumidores a contenção do crédito promovida por prazos de pagamento mais curtos e taxas de juros mais elevadas", afirmam, em nota.

Os dois subindicadores que compõem o Índice de Confiança do Consumidor registraram queda no período analisado. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que apura o sentimento das pessoas para a situação corrente, ficou em 126,9 pontos em abril - 4,1% menor do que os 132,4 pontos de março e 17,1% abaixo dos 153 pontos de abril de 2013. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que projeta a perspectiva futura, chegou aos 115,8 pontos em abril - queda de 4,6% ante os 121,4 pontos de março e redução de 26,4% na comparação aos 157,3 pontos de abril do ano passado.

Tudo o que sabemos sobre:
confiançaFecomercioSPabril

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.