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Fecomercio: confiança do consumidor fica estável em agosto

Índice registra patamar semelhante ao verificado em setembro de 2008, anterior ao agravamento da crise

Gustavo Uribe, da Agência Estado,

12 de agosto de 2009 | 12h52

O consumidor paulistano segue acreditando na recuperação da economia brasileira e seu otimismo se equipara ao do período anterior à recessão. É o que apontou nesta quarta-feira, 12, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de agosto, divulgado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O indicador, que apresentava trajetória de alta desde abril, ficou estável em agosto, equiparando-se à marca de 139,8 pontos registrada em julho. Em setembro de 2008, período anterior ao agravamento da crise internacional, o índice estava em 139,9 pontos.

 

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O balanço da Fecomercio-SP trabalha com uma escala de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar. O retorno da confiança do consumidor é atribuída pelos economistas a fatores que revelam que o País se recupera bem da recessão, com a redução de juros, a recuperação parcial do emprego e a reativação do mercado de crédito. "É razoável dizer que o ICC já reflete uma recuperação do otimismo no comportamento recente dessas variáveis relevantes para o desempenho da economia brasileira", afirma o economista Thiago Freitas.

 

O indicador da Fecomercio-SP é composto por dois índices: pelo Icea, que determina a pretensão dos consumidores em relação à situação atual, e pelo Iec, que revela a percepção dos consumidores em relação à situação futura. O primeiro deles obteve em agosto alta de 0,9% ante julho, atingindo 131,6 pontos. Em contrapartida, o Iec teve queda de 0,6% no mesmo período de análise, registrando 145,2 pontos. Os resultados dos dois índices se equilibraram em agosto, o que não gerou variação no indicador geral. O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. São ouvidos 2.100 consumidores no município de São Paulo.

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