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Fecomercio-SP: confiança do consumidor sobe 3,1%

Por Ana Luísa Westphalen
Atualização:

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) atingiu 147,3 pontos em fevereiro. Trata-se do melhor patamar apurado pelo indicador, igualando-se ao dado de fevereiro de 2005. O resultado de fevereiro deste ano representa uma alta de 3,1% em relação a janeiro e um acréscimo de 9,5% na comparação com fevereiro de 2007. O ICC varia de 0 a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar. De acordo com a entidade, a melhora no humor do morador paulistano resulta de uma percepção dos consumidores que esperam uma melhoria na sua situação futura, que por sua vez é influenciada pelo ambiente econômico estável e o início do ano eleitoral. O ICC é composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Segundo a Fecomercio, em fevereiro, o Icea - que registra como o entrevistado percebe sua situação atual - passou para 154,1 pontos de 153,9 pontos em janeiro, o que representa um aumento de 0,1%. Já a percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC, teve um avanço de 5,4% em relação ao mês anterior, atingindo 142,7 pontos em contraponto aos 135,4 de janeiro. Na análise por faixa de renda, a Fecomercio informa que o ICC apurado entre os que ganham menos de 10 salários mínimos atingiu 143,6 pontos, um avanço de 2,4% ante o mês anterior. Já entre os que recebem mais de 10 salários mínimos, o índice ficou em 153,8 pontos, um crescimento de 4,2% em relação a janeiro. O otimismo quanto às condições econômicas futuras é maior para ambas as faixas, enquanto a confiança no presente é maior entre os de maior renda. De acordo com a Fecomercio, apesar dos homens estarem mais otimistas que as mulheres (149,5 pontos contra 145,3 pontos), elas apresentaram uma maior elevação em fevereiro na comparação com janeiro: +5,2%, contra +1,2% deles. Na análise por faixa etária, os consumidores com idade inferior a 35 anos estão mais confiantes. Em fevereiro a alta foi de 3,8% no ICC, atingindo 150,3 pontos. Já entre os paulistanos da faixa etária acima disso, o crescimento correspondeu a 1,9%, para 142,3 pontos.

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