Fecomercio-SP: preços no varejo sobem 0,25% em maio

O Índice de Preços no Varejo (IPV), calculado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), subiu 0,25% em maio, após alta de 0,16% em abril. Essa é a terceira elevação consecutiva do índice. A inflação na capital paulista foi puxada principalmente pelo item cigarros, que teve alta de 10,6% devido à recente medida do governo federal de aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre o produto. De janeiro a maio, o IPV acumula alta de 0,31%.

EQUIPE AE, Agencia Estado

26 de junho de 2009 | 16h35

Dos 21 grupos que compõem o IPV, 13 tiveram alta em maio. O grupo leites e derivados subiu 4,24%, como reflexo da estiagem nas regiões produtoras. Nos supermercados, o reajuste médio de preços ficou em 0,32%. Em direção contrária, o segmento de combustíveis e lubrificantes teve mais uma variação negativa - de -0,99%, ante -0,98% em abril.

O IPV da Fecomercio-SP é apurado com dados coletados em cerca de 2 mil estabelecimentos comerciais no município de São Paulo. A pesquisa conta com uma amostra mensal de aproximadamente 105 mil tomadas de preços.

Tudo o que sabemos sobre:
inflaçãovarejoFecomercio-SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.