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Fecomercio-SP: vendas no varejo sobem 2,9% em julho

Por Pedro Henrique França
Atualização:

O mês de julho trouxe bons resultados para o varejo da região metropolitana de São Paulo. Segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), apurada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o crescimento no faturamento real (descontada a inflação) no mês avaliado em relação a julho de 2006 foi de 2,9%. Ainda de acordo com o levantamento, no acumulado de janeiro a julho deste ano a elevação nas vendas chega a 3,8%. Na avaliação da Fecomercio, o segundo semestre de 2007 mantém a trajetória do período anterior, com vendas aquecidas, estimuladas, principalmente, pela grande oferta de crédito. No mês de julho, a pesquisa destaca o desempenho das lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos, Material de Construção e de Vestuário, Tecidos e Calçados. Esses três segmentos apresentaram incremento superior a 12% no faturamento - sempre na comparação com o mesmo mês de 2006. No total, dos nove setores pesquisados, apenas um mostrou comportamento de queda no período. As lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos apresentaram o melhor resultado em julho, com alta de 14,9%. Quem também registrou bom desempenho foram as lojas de material de construção com incremento de 14,8%. As lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, influenciadas pelas liquidações de troca de coleções, mostraram crescimento de 12,1%. Queda Na outra ponta, o único grupo que registrou queda nas vendas, dentre todos os setores varejistas avaliados, foi o de lojas de Autopeças e Acessórios. Somente em julho, a retração no faturamento foi de 19,4%. De janeiro até julho, o setor registra baixa acumulada de 23,5%. De acordo com a Fecomercio, esse desempenho é resultado da queda monetária das vendas causada pela deflação nos preços de seus produtos, afetados pelo câmbio e pelo "excepcional" ciclo de vendas de automóveis novos.

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