Publicidade

Fed está dividido sobre manter compra de títulos, mostra ata

Fomc queria que presidente do banco central americano, Ben Bernanke, transmitisse sua opinião em sua última entrevista coletiva

Por Clarissa Mangueira , Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

NOVA YORK - A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), de três semanas atrás, foi marcada pela divisão - sinaliza a ata do encontro divulgada nesta quarta, 10.

PUBLICIDADE

Perto de metade dos membros do Fomc queria que a compra de títulos terminasse no final deste ano. Outro grupo, discorda. "Muitos outros participantes (do Fomc) anteciparam que provavelmente será apropriado continuar com as compras em 2014", diz o texto.

O presidente do Fed, Ben Bernanke, previu anteriormente que o fim dos estímulos à economia acabariam na metade do ano que vem. São US$ 85 bilhões injetados mensalmente. O Fomc queria que o presidente do Fed, Ben Bernanke, transmitisse sua opinião em sua última entrevista coletiva.

A ata também revela que os membros do Fomc debateram como comunicar a estratégia para a redução dos estímulos com os investidores e o público em geral. A última reunião do Fomc foi marcada por turbulência do mercado, por causa da expectativa do fim do programa americano de estímulos.

Se pairam dúvidas sobre até quanto dura a compra de títulos, parece haver um consenso: a separação entre as compras de bônus e a política para a taxa de juros.

"Muitos membros indicaram que as decisões sobre o ritmo e a composição das compras de ativos são distintas das decisões sobre o nível apropriado da taxa dos fed funds" e que a taxa deve provavelmente continuar baixa por um período considerável de tempo após o fim das compras de bônus.

(Com informações da Dow Jones)

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.