Feirão da Caixa vai ofertar 200 mil imóveis em 14 cidades do País

Apesar das ofertas, consumidores devem se preparar para financiamentos imobiliários mais caros

Cynthia Decloedt, O Estado de S. Paulo

20 de abril de 2015 | 12h42

A Caixa Econômica Federal, maior financiadora da habitação no País, realiza a 11ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria de 24 de abril a 14 de junho. O foco será no financiamento de habitação popular do Programa Minha Casa, Minha Vida e das demais operações com recursos do FGTS, cujo teto máximo é de R$ 190 mil. Nesta edição, o Feirão irá acontecer também em Goiânia (GO), além das 13 cidades em que tradicionalmente ocorre.

O feirão conta com mais de 1,4 mil parceiros, sendo 660 construtoras e 390 correspondentes imobiliários Caixa, além de 354 imobiliárias, que ocuparão os estandes do evento durante os quatro finais de semana de realização. Serão 822 empreendimentos novos que estarão com as unidades em oferta, nas 14 cidades onde o evento acontece. A previsão inicial é de que o número de imóveis ofertados seja superior a 200 mil.

Apesar das ofertas, os consumidores devem se preparar para financiamentos mais caros. Na semana passada, a Caixa aumentou, pela segunda vez no ano, as taxas de juros das operações para financiamento de imóveis residenciais contratadas com recursos da poupança. O aumento de 0,3 ponto porcentual motivado pela alta dos juros básicos da economia - a Selic, atualmente em 12,75% ao ano. Como a Caixa é líder isolada no segmento imobiliário, alterações nas taxas praticadas pelo banco são seguidas pelos concorrentes.

Além de subir as taxas, o banco também reduziu o porcentual máximo de financiamento da casa própria. O porcentual máximo do LTV - a quota de financiamento - caiu de 90% para 80%. Isso significa que antes a Caixa financiava até 90% do menor valor entre a avaliação e a compra e venda. O porcentual passou para 80%. Para contratações pelo sistema de amortização Tabela Price, a cota máxima de financiamento foi reduzida de 70% para 50%.

Locais. Os eventos do Feirão Caixa da Casa Própria de 2015 terão início entre os dias 24 a 26 de abril a partir das capitais de São Paulo (SP), Recife (PE) e Belém (PA). Após os finais de semana do Dia do Trabalhador e Dia das Mães, o Feirão será realizado, de 15 a 17 de maio, nas cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). No fim de semana seguinte, de 22 a 24 de maio, o Feirão da Casa Própria segue para Brasília (DF), Uberlândia (MG), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Nos dias 12, 13 e 14 de junho, encerra seu calendário, com a chegada às cidades de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

A Caixa diz que para requerer o crédito para casa própria no Feirão os interessados devem levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. E também podem obter informações em todas as agências da Caixa ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.