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FGV: confiança do consumidor cai 2,4% em maio

A queda na confiança do consumidor se intensificou em maio, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apontou queda de 2,4% em maio ante abril, um recuo mais forte que o do mês passado, quando o indicador caiu 1,6% ante o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Esta foi a terceira queda consecutiva do indicador neste tipo de comparação.

ALESSANDRA SARAIVA, Agencia Estado

25 de maio de 2011 | 09h38

Com o resultado, o desempenho do ICC, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos, foi de 118,2 pontos para 115,4 pontos de abril para maio. Quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor.

Em seu comunicado, a FGV informou que, em maio, houve piora tanto nas avaliações do consumidor sobre o momento atual quanto nas expectativas do brasileiro para os meses seguintes. O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE). O ISA mostrou queda de 2,4% este mês, após mostrar taxa negativa de 3% em abril. O IE também mostrou recuo de 2,4% em maio, após apresentar queda de 0,5% em abril.

Ainda segundo a FGV, o ICC caiu 1,2% em maio ante igual mês do ano passado. Em abril, o indicador na comparação anual avançou 2,1%. O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais. As entrevistas foram realizadas entre 2 e 20 de maio.

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