FGV: confiança do consumidor sobe 0,6% em março

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de março, divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou taxa positiva de 0,6% ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. A taxa ficou acima da apurada no mês passado, quando o ICC caiu 2,2% em fevereiro na comparação com mês anterior. Com o resultado, o desempenho do indicador, calculado com base em uma escala de pontuação entre zero e 200 pontos, passou de 110,2 para 110,9 pontos, de fevereiro para março.

ALESSANDRA SARAIVA, Agencia Estado

25 de março de 2010 | 08h31

Pelo levantamento, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor. A FGV informou que, em março, as avaliações sobre o momento atual tornaram-se menos favoráveis e as expectativas em relação aos próximos meses ficaram mais otimistas. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,5% este mês, após recuar 0,8% em fevereiro. Já o Índice de Expectativas (IE) teve alta de 2,1% em março, ante taxa negativa de 3,0% em fevereiro.

De acordo com a FGV, o ICC subiu 13,2% em março, na comparação com igual mês em 2009. No mês passado, nesta comparação anual, o indicador avançou de forma mais intensa, com alta de 15,3% ante fevereiro de 2009.

O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1 e 22 de março deste ano. Às 11h a FGV concede coletiva de imprensa sobre o indicador.

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