FGV: confiança do consumidor sobe 2% em maio

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 2% em maio ante abril, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mês passado, o ICC tinha caído 7% ante março. O índice é composto por cinco quesitos da Sondagem das Expectativas do Consumidor, apurada desde outubro de 2002.Na comparação com maio do ano passado, o ICC subiu 5,6%. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre zero e 200 pontos (sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 112,4 pontos em abril para 114,6 pontos em maio.Em seu informe, a FGV esclareceu que, em maio, "tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses tornaram-se mais favoráveis, compensando boa parte da diminuição da confiança registrada no mês anterior". O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que subiu 2,6% em maio, em comparação com a queda de 5,9% em abril; e o Índice de Expectativas (IE), que teve aumento de 1,6% em maio, ante queda de 7,5% em abril.Segundo a FGV, na comparação com maio do ano passado, os dois subíndices do ICC apresentam altas esse mês, com elevações de 15,5% para o indicador de situação atual; e aumento de 0,7% para o de expectativas. O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 2 e 21 de maio.

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