PUBLICIDADE

FGV: IPA Industrial tem a maior queda da história do IGP-M

Recuo foi atribuído à desvalorização das commodities provocada pela crise internacional

Por Flavio Leonel e da Agência Estado
Atualização:

O coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, informou nesta terça-feira, 29, que o Índice de Preços por Atacado (IPA) Industrial apresentou sua maior queda anual da história no âmbito do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que foi criado em 1989 pela instituição. Em entrevista à imprensa, Quadros destacou que o IPA Industrial mostrou variação negativa acumulada de 4,74% em 2009 ante taxa positiva de 13,52% observada no ano passado.

 

PUBLICIDADE

No início da manhã, a FGV já havia anunciado que o IGP-M registrou variação negativa de 1,72% em 2009 ante taxa positiva de 9,81% em 2008, alcançando sua primeira deflação desde o início da série. "A queda dos preços industriais também merece registro, pois tem muito a ver com a crise financeira internacional", comentou Quadros, explicando que o momento de dificuldade, especialmente dos países desenvolvidos, provocou a queda no valor de várias commodities no mercado internacional, ajudando a puxar os preços no atacado brasileiro para baixo.

 

O coordenador avaliou que, para 2010, a continuação de um cenário de "lenta recuperação no contexto mundial" tende a limitar o aumento de preços dos produtos industriais no Brasil. "Essa saída ainda meio incerta dos países da crise econômica deve segurar estes preços", afirmou Quadros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.