Filipinas importarão carne suína e de aves de SC

As Filipinas vão importar carne suína e de aves de oito frigoríficos de Santa Catarina, informou hoje o Ministério da Agricultura. A liberação das compras resultou das negociações entre os ministérios de Agricultura dos dois países que transcorrem desde fevereiro. Em nota distribuída por sua assessoria, o ministro Reinhold Stephanes disse que a decisão demonstra a confiança daquele país no serviço veterinário brasileiro. As Filipinas já importam carne bovina do Brasil. No caso da carne suína, o país exigiu que o produto fosse proveniente de uma região livre de febre aftosa sem vacinação, requisito atendido por Santa Catarina, com reconhecimento internacional.

AE, Agencia Estado

09 de setembro de 2009 | 16h21

Uma missão do ministério visitará, a partir de sexta-feira, para o Japão e a Coreia e voltará a se encontrar com representantes do governo filipino, a fim de validar o Certificado Sanitário Internacional (CSI), para finalizar a aprovação da exportação. "Há poucos meses, abrimos o mercado de carne suína para a China e essa missão do ministério vai intensificar esforços na abertura do mercado para este setor nos países daquela região", disse Stephanes na nota.

Ainda segundo dados do Ministério da Agricultura, em 2007 as Filipinas importaram nove mil toneladas de carne suína de vários países, o equivalente a US$ 8 milhões. Do Brasil, o país asiático importou dez mil toneladas de carne de frango em 2008.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.