Fipe: Índice de Serviços tem primeira deflação em 2014

O Índice Geral de Serviços registrou a primeira deflação deste ano na capital paulista. Conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o IGS registrou queda de 0,03% na terceira quadrissemana de maio (últimos 30 dias terminados na sexta-feira, 23) em relação à alta de 0,09% na segunda leitura do mês. A queda foi puxada pelo declínio do grupo Habitação, de 0,45%, devido à retração de 7,81% do item água/esgoto. O recuo foi influenciado pelo desconto que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está concedendo a consumidores que reduzirem o consumo de água, disse o coordenador do IGS, o economista Rafael Costa Lima.

MARIA REGINA SILVA, Agencia Estado

27 de maio de 2014 | 17h21

Do lado das altas, o economista destacou a taxa positiva do grupo Despesas Pessoais, de 0,69%. Segundo ele, o resultado foi influenciado pelos gastos dos paulistanos com recreação. O item Viagem/Excursão subiu 1,56% na terceira quadrissemana ante 0,81%, em razão da maior demanda por conta da Copa do Mundo, disse Costa Lima.

Já o IPC-Fipe, que apura a inflação na cidade de São Paulo, ficou em 0,35%, depois de registrar 0,42% anteriormente. Também neste caso o alívio principal veio da classe de despesa Habitação, mas, do lado oposto, o conjunto de preços de Alimentação subiu 0,90%, completou o economista.

Tudo o que sabemos sobre:
Fipeíndice serviços

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.