PUBLICIDADE

Fitch eleva rating da Grécia para B-

Para a agência, a economia grega está se reequilibrando e progredindo na eliminação dos déficits fiscal e em conta corrente

Por Renan Carreira e da Agência Estado
Atualização:

LONDRES - A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating de moeda local e estrangeira de longo prazo da Grécia de CCC para B-, com perspectiva estável. O rating de moeda estrangeira de curto prazo também foi elevado, de C para B, e o teto-país, de B- para B.

A Fitch explicou a elevação do rating alegando que "a economia grega está se reequilibrando". De acordo com a agência, o país progrediu em relação à eliminação dos déficits fiscal e em conta corrente."O preço tem sido alto em termos de perda de produção e alta do desemprego, e a capacidade de recuperação ainda é dúvida. Apesar disso, o alívio da dívida soberana e uma flexibilização das metas fiscais elevaram as medidas de sentimento econômico do banco central para o maior nível em três anos e o risco de o país sair da zona do euro caiu", justificou em nota a Fitch.A agência destacou ainda que a estabilidade social e política está mantida na Grécia e o atual governo permanece no posto. Também disse que o país está implementando reformas estruturais no contexto do Programa de Ajuste Econômico (EAP, na sigla em inglês) da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A Fitch apontou, por fim, que considera "suficientes" os 50 bilhões de euros alocados para a recapitalização dos bancos gregos. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.