Fitch põe rating do BTG Asset em viés negativo

A decisão foi anunciada depois da prisão do ex-presidente do Banco BTG Pactual André Esteves

Suzana Inhesta , O Estado de S.Paulo

01 Dezembro 2015 | 02h04

A agência de classificação de risco Fitch Ratings informou que colocou o rating de gestor de recursos da BTG Pactual Asset Management DTVM S.A. em observação negativa. A decisão foi anunciada depois da prisão do ex-presidente do Banco BTG Pactual André Esteves. Desde 11 de agosto, o rating da asset era "Mais Alto Padrão", baseado na forte plataforma de gestão de investimentos e em sua estrutura operacional.

Conforme a Fitch, a observação negativa reflete os riscos dos possíveis impactos da redução dos ativos sob gestão (AUM) sobre os negócios da BTG Pactual Asset como resultado da prisão do executivo. A agência já fez a mesma coisa com o rating do banco.

A agência ainda informa que poderá rebaixar o rating de gestora de recursos da BTG Pactual Asset se "a situação atual comprometer o perfil financeiro da sua empresa controladora, causar diminuição severa do seu AUM ou causar impacto na sua franquia de negócios, resultando em deterioração material de seu perfil financeiro ou de sua capacidade de continuar desempenhando suas atividades de forma adequada".

A Fitch explicou que a observação negativa pode ser removida para uma perspectiva estável se a asset "exibir resiliência e a gestora for capaz de manter relativa estabilidade de AUM e rentabilidade." Segundo a Fitch, "o rating pode ser sensível a mudanças adversas relevantes em quaisquer dos fundamentos do rating, se houver enfraquecimento de seu perfil financeiro, grande rotatividade de profissionais ou deterioração de processos e políticas".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.