Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

FMI demonstra otimismo com perspectiva para Espanha

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, disse estar otimista quanto à perspectiva de médio prazo para a economia da Espanha e que não vê ameaças ao euro. Ele ressaltou que está preocupado com a possibilidade de contágio na crise da dívida de alguns países europeus e com o risco de governos da região esperarem até o último momento antes de desenvolverem uma solução integrada e ampla para a gestão de crises.

RENATO MARTINS, Agencia Estado

16 de dezembro de 2010 | 17h31

Strauss-Kahn também disse que uma política econômica coordenada é necessária para a União Europeia, tendo em vista a moeda comum. Essa posição é contrária à da Alemanha, cujo governo prefere que os países mantenham soberania sobre seus orçamentos.

O diretor do FMI também afirmou que a Europa poderá desenvolver bônus governamentais pan-europeus que ajudariam na prevenção e na gestão de crises, uma vez que exista consenso político em torno dessa ideia.

Sobre os EUA, Strauss-Kahn disse que a economia norte-americana precisa crescer mais em 2011 do que a tendência atual indica e advertiu que a falta de um crescimento mais vigoroso nos EUA poderá ter impacto negativo na economia global. Para ele, o projeto de prorrogar os cortes de impostos adotados durante o governo Bush, que está sendo examinado pelo Congresso norte-americano, ajuda a impulsionar o crescimento. Strauss-Kahn ressalvou que está preocupado com a necessidade "vital" de controle orçamentário.

Sobre a moeda chinesa, ele reiterou que o yuan está substancialmente subvalorizado, mas disse que aqueles que acreditam que sua valorização para níveis determinados pelo mercado resolveria os desequilíbrios globais "estão sonhando". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
crisedívidaEuropaEspanhaFMI

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.