FMI eleva estimativa de crescimento global para 2010--fonte

O Fundo Monetário Internacional elevou sua estimativa para o crescimento da economia mundial em 2010 para 2,4 por cento, de 1,9 por cento em abril, graças às medidas de estímulo tomadas nos últimos meses, informou uma fonte do G8 com acesso aos novos dados.

REUTERS

11 de junho de 2009 | 09h52

Contudo, a recuperação será gradual, e há riscos sobre o panorama, disse a fonte à Reuters nesta quinta-feira, que pediu anonimato.

"A previsão para o crescimento global em 2010 mudou para 2,4 por cento, de 1,9 por cento em abril", informou a fonte. "A estimativa aumentou graças ao impacto das medidas de estímulo tomadas nos últimos meses."

A fonte teve acesso a comunicado do FMI com os dados preparado para a reunião dos ministros da Fazenda do G8, que ocorre na Itália neste fim de semana.

Na nota, a previsão para a economia global em 2009 permanece inalterada, com o FMI ainda esperando uma contração de 1,3 por cento, como esboçado em sua Perspectiva Econômica Global, publicada em abril.

"Os dados sinalizam uma melhor performance da economia dos Estados Unidos em 2009 e uma pior na Europa" comparada às estimativas do FMI em abril de 2,8 por cento de queda e 4,2 por cento de declínio, respectivamente, acrescentou a fonte, sem fornecer dados atualizados.

"Para 2010, os dados do FMI sugerem uma melhora dos Estados Unidos, ao lado de um pequeno aumento da estimativa para a Europa" comparada às expectativas de abril de zero de crescimento e de uma contração de 0,4 por cento, respectivamente,

Tudo o que sabemos sobre:
MACROFMICRESCIMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.