FMI prepara projetos específicos para ajudar Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preparando projetos específicos para ajudar a Grécia, afirmou Richard Lipsky, vice-diretor da instituição, durante um evento organizado pelo Banco Central da Índia. O FMI enviou uma missão para a Grécia "para discutir os aspectos nos quais nós podemos ajudar as autoridades gregas em termos operacionais", disse Lipsky. "A missão retornou e agora estamos preparando alguns projetos específicos para fornecer assistência às autoridades gregas."

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

12 de fevereiro de 2010 | 09h41

Perguntado se recursos do FMI poderão ser usados para ajudar a Grécia, Lipsky não deu uma reposta direta. "Vamos parar aqui. A Grécia é um membro do FMI e detém todos os direitos como membro do FMI", disse. "Nós vamos continuar cooperando com as autoridades gregas, como temos feito, no fornecimento de assistência técnica", completou.

No mesmo evento, Lipsky também afirmou que existe um acordo comum entre os formadores de política de que os socorros aos bancos não podem continuar. Durante o evento, o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de St. Louis, William Poole, disse que os EUA não deveriam socorrer os bancos.

"Uma das repreensões do professor Poole é de que nós temos de parar com o socorro aos bancos. Acho que isso é algo com que todos podemos concordar", disse Lipsky. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
crise, Grécia, ajuda, FMI

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.