Fornecedores de turbinas de Belo Monte estão quase fechados, diz fonte

Das 18 turbinas que serão instaladas, 14 deverão ser entregues pelo trio Alstom, Voith Siemens e Andritz

Leonardo Goy, da Agência Estado,

30 de julho de 2010 | 13h15

Está praticamente fechada a negociação entre os investidores do projeto da usina de Belo Monte e as empresas que vão fornecer as turbinas que vão gerar a energia da hidrelétrica. Segundo uma fonte da empresa Norte Energia S.A - formada pelos vencedores do leilão da usina -, das 18 turbinas que serão instaladas, 14 deverão ser fornecidas pelo chamado "consórcio europeu", formado por empresas que possuem fábricas no Brasil. São elas: Alstom, Voith Siemens e Andritz.

Já as outras quatro turbinas deverão ser entregues pela argentina Impsa, que possui fábrica em Pernambuco. Na semana passada, a Agência Estado havia antecipado que a empresa argentina estaria entre os escolhidos para fornecer equipamento para Belo Monte.

Segundo a mesma fonte, se a negociação para as turbinas está "98% concluída", o mesmo não pode ser dito com relação às conversas com as empreiteiras que querem construir a usina. "Com relação às empreiteiras, as conversas estão em 60% ou 70%", disse a fonte.

O atraso com as empreiteiras deve-se a pelo menos três fatores, sendo que o principal é alto valor do seguro garantia que terá de ser apresentado pelos construtores. Essa é, segundo a fonte, uma exigência do BNDES, que custa dinheiro às empreiteiras. "As empreiteiras querem a maior fatia da obra, pagando a menor garantia possível", queixou-se.

O problema é que, segundo ele, além do seguro representar um custo para as empreiteiras, a despesa ainda pesa negativamente no balanço das construtoras. Outro problema é o preço dos serviços cobrados pelas empreiteiras, que o consórcio de Belo Monte não está conseguindo reduzir. O terceiro entrave é o próprio excesso de interessados, já que, além de grandes construtoras que não fazem parte do consórcio, também as construtoras que estão na Norte Energia S.A disputam os contratos.

A Norte Energia S.A vai entregar até o final da tarde desta sexta-feira, 30, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) os documentos que formalizam a criação da empresa.

Tudo o que sabemos sobre:
belo monteturbinasfornecedores

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.