Fornecimento de energia no País está dentro do normal

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) concluiu hoje, em reunião no Ministério de Minas e Energia, que a situação do fornecimento de energia elétrica no País está dentro da normalidade. A informação é do secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann. "Estamos passando por uma boa fase", disse o secretário. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o País tem um "excedente" estrutural de energia. "Os projetos estão saindo, houve uma queda no consumo e, além de tudo, está chovendo", disse Tolmasquim.

GERUSA MARQUES, Agencia Estado

29 de junho de 2009 | 14h22

Segundo ele, a queda no consumo está sendo verificada mais entre as grandes indústrias voltadas para a exportação que, com a crise econômica, reduziram a produção e, consequentemente, o consumo de energia. Ele explicou, no entanto, que entre os consumidores residenciais e o comércio o crescimento da demanda tem sido de 6%.

O secretário Márcio Zimmermann disse que a previsão para o segundo semestre é de um cenário normal de chuvas para o Sudeste e um pouco mais elevado para o Sul por causa do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico, provocando chuvas na região. Zimmermann informou que não houve nenhuma deliberação durante a reunião da qual participou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Tudo o que sabemos sobre:
energiafornecimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.