Fórum quer mais regulação do sistema financeiro

Além de analisar a conjuntura macroeconômica, o Banco de Compensações Internacionais (BIS), que é o fórum de deliberações dos presidentes de bancos centrais de mais de 30 países do mundo, também deliberou sobre regulação do sistema financeiro internacional.

Andrei Netto, O Estado de S.Paulo

27 de junho de 2011 | 00h00

Por recomendação do BIS, bancos centrais do mundo devem não só implementar o mais cedo possível os novos padrões de exigência de capitais dos bancos, que começam a entrar em vigor em 2013, mas também ir além sempre que possível.

Além disso, o BIS e o grupo de presidentes e supervisores financeiros (GHOS) definiram que um grupo de pelo menos 30 instituições financeiras consideradas "grandes demais para falir" - por representarem riscos sistêmicos - deverão dispor de mais fundos próprios do que as demais instituições enquadradas pelas novas normas do acordo de Basileia 3, que será implementado entre 2013 e 2019.

Para o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, também coordenador do GHOS, as medidas adicionais vão ajudar a enquadrar comportamentos negativos de bancos com importante caráter sistêmico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.