França vai anunciar novas medidas de austeridade na próxima semana

Governo estuda leve aumento no IVA (Imposto sobre Valor Agregado), mas não uma reforma deste imposto 

Regina Cardeal, da Agência Estado,

27 de outubro de 2011 | 12h28

PARIS - A França deve anunciar um novo plano de austeridade para melhorar as finanças públicas na próxima semana, disse Jerome Chartier, deputado do majoritário União por um Movimento Popular, do presidente Nicolás Sarkozy, e membro da comissão de Finanças da Assembleia Nacional. As medidas devem ser divulgadas apenas dois meses depois de o país ter adotado um plano de emergência de 12 bilhões de euros com o objetivo de tentar manter seu rating triplo A.

Embora não se tenha chegado ainda a uma decisão final sobre o montante total do plano, o governo está estudando um leve aumento no IVA (Imposto sobre Valor Agregado), mas não uma reforma deste imposto, acrescentou Chartier. O IVA, que se aplica à venda da maior parte dos produtos e serviços, está atualmente em 19,6% na França. Uma alíquota reduzida de 5,5% se aplica aos alimentos, alguns produtos agrícolas e muitos produtos culturais, como livros e shows.

"Nós só conseguiremos colocar um preço nisso na próxima quarta-feira", disse Chartier. "Uma reforma ampla no sistema do IVA pertence ao debate da campanha presidencial, certamente não a uma correção do Orçamento deste ano", afirmou.

As novas medidas deverão ser anunciadas poucos dias depois de a agência de classificação de risco de crédito Moody's ter afirmado que a França pode enfrentar alguns problemas nos próximos meses. Os investidores têm dúvidas de que o país cumpra suas metas de déficits. A França prometeu reduzir seu déficit do Orçamento de 5,7% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano para 4,5% no próximo ano, antes de chegar, em 2013, ao limite de 3% previsto pelos tratados da União Europeia. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.