finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Fraqueza do dólar australiano seria útil p/ economia

O enfraquecimento do dólar australiano é necessário para ajudar a reequilibrar o crescimento da economia do país, disse o presidente do Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês), Glenn Stevens.

AE, Agencia Estado

18 de outubro de 2013 | 03h29

"Continuo a pensar que a moeda mais desvalorizada do que atualmente seria útil para o reequilíbrio das fontes de crescimento da economia", disse Stevens.

O dólar australiano atingiu o seu nível mais alto em quatro meses nesta semana, alimentando preocupações de que a sua força poderia extinguir o crescimento das exportações.

Segundo Stevens, a importância global da economia da China aumenta cada vez mais. Para o presidente do RBA, a economia australiana é influenciada pela economia chinesa, sua maior parceira comercial.

No segundo trimestre, a economia cresceu 2,6% ante o ano anterior, enquanto entre abril e junho de 2012 o produto interno bruto (PIB) da Austrália foi de 4%.

Enquanto o dólar australiano está aproximadamente 10% abaixo dos picos alcançados em abril, o RBA não deve alterar a sua taxa de juros.

Mesmo achando que a alta do dólar não é sustentável, os dados recentes da China contribuem para o movimento de alta da moeda Austrália frente ao dólar. Além disso, Stevens observou que a inflação global continua baixa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
austráliabcrbastevens

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.