'Fui atraído por esse novo negócio'

Gerenciar dados circulantes é o desafio atual

O Estado de S.Paulo

29 de setembro de 2013 | 02h21

O diretor da área de vendas da Hitachi Data Systems para a América Latina, Marcelo Sales, de 40 anos, atua nos conceitos que norteiam o mundo de negócios em TI atualmente : big data e computação em nuvem. "O profissional de TI precisa ter visão holística, sair do técnico e entender as demandas da sociedade, para poder gerenciar todos os dados que estão em circulação atualmente" diz.

Sales tem preocupação constante de tentar saber o que o mercado quer dele. Por isso, depois do curso de engenharia eletrônica ele fez MBA em gestão empresarial e em TI. Segundo ele, fluência em inglês e espanhol é "mandatório" para o setor, por isso, já tinha buscado essas qualificações.

O diretor acredita que a tecnologia muda de empresa para empresa, cada área tem suas especificidades, mas a abordagem - inovação, estar atento para as necessidades do mercado - não muda muito.

Segundo ele, quem está atuando no setor de TI deve estar preparado para as novas ondas da tecnologia, como o cloud computing e o big data. "Com as redes sociais e os celulares eu percebi a evolução e a necessidade de entender esse fenômeno. Sabia que teria uma quantidade maior de informações para gerenciar", conta.

Para ele, a área de TI é a oportunidade de atuar em várias indústrias. Por isso, ele acredita que o profissional precisa se especializar e entender o contexto econômico e social. "Eu sempre tive a preocupação de estudar para entender a evolução e aqui na Hitachi eu tenho apoio para me desenvolver."

Sales tem mais de 17 anos de experiência em empresas de tecnologia e está na Hitachi há mais de um ano. Segundo ele, um dos motivos que o levaram para a empresa foi a possibilidade de trabalhar com tecnologias associadas a big data: gerenciamento e dados. "O que me atraiu na companhia foi a nova fronteira, trabalhar em um negócio que está nascendo", diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.