Fundo do espanhol Enrique Bañuelos sai da Brasil Ecodiesel

Presidente da Veremonte diz que saída se deve à certeza da fusão da Brasil Ecodiesel com Vanguarda

Eduardo Magossi, O Estado de S.Paulo

22 de julho de 2011 | 00h00

O fundo Vila Rica, administrado pela Veremonte do Brasil, do investidor espanhol Enrique Bañuelos, vendeu sua participação na Brasil Ecodiesel para o acionista Hélio Seibel, e saiu da estrutura societária da empresa. O diretor do conselho de administração da Brasil Ecodiesel, Marcelo Paracchini, que também é presidente da Veremonte do Brasil, disse que a saída do fundo da Brasil Ecodiesel neste momento se deu porque a Veremonte tem uma estratégia de manter uma participação de até 30% em uma empresa. "E estamos confiantes de que a fusão entre Brasil Ecodiesel e a Vanguarda vai ser aprovada", disse.

Como a Veremonte já possui 50% da Vanguarda, empresa focada na produção de grãos, Paracchini explica que, quando a fusão for efetivada, a Veremonte ficará com cerca de 30% da nova empresa. "Se continuássemos na Brasil Ecodiesel, ficaríamos com uma participação bem acima de 50% quando a fusão fosse concretizada", disse ele.

Polêmica. A união entre a Brasil Ecodiesel e a Vanguarda é controversa e levou à destituição do conselho de administração anterior da Brasil Ecodiesel, que vetou a análise do negócio. Um novo conselho foi eleito no início de julho e a análise da operação voltou a ser considerada. Para o executivo, as análises do negócio feitas pela Veremonte são bastante positivas.

Em comunicado, a Brasil Ecodiesel divulgou que o Fundo Vila Rica, que já deteve 30% do capital da empresa, vendeu sua participação atual de 11,16% para Hélio Seibel, que já possuía o equivalente a 9,96% do capital social da companhia, passando assim a deter 17,86% do total.

Paracchini disse também que a Brasil Ecodiesel já analisa outras negócios com empresas do setor para depois que a operação com a Vanguarda estiver concretizada. No final de 2010, a Brasil Ecodiesel comprou a Maeda Agroindustrial, deixando de ser uma empresa produtora unicamente de biodiesel e diversificando suas operações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.