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Galeão, inspiração de Tom Jobim para o ‘Samba do Avião’, será leiloado nesta sexta

Leilão do aeroporto internacional do Rio de Janeiro e também o de Confins, em Minas Gerais, acontece na BM&FBovespa

Julia Affonso, Juliana Diógenes e Larissa Fafá, especial para O Estado de S. Paulo,

21 de novembro de 2013 | 21h24

SÃO PAULO - A água brilha na Baía de Guanabara enquanto o piloto vê a pista chegando e o avião pousa. Essa cena, cantada em "Samba do Avião", de Tom Jobim (1963), repete-se todos os dias no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, o Galeão. Nesta sexta-feira, 22, o terminal homenageado pelo músico será leiloado às 10h, na sede da BM&FBovespa.

O aeroporto ganhou o nome do música brasileiro mais regravado pela indústria fonográfica em 1999. Com isso, entrou na lista dos terminais de nome mais extenso do mundo. Foi ao lado da viúva e dos filhos do cantor e ao som do samba que ele criou que o nome de Tom foi acrescido ao do terminal, com lei assinada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em outros tons. A voz de Tom não é a única que representa o Galeão. Fundado em 1924, com a instalação da escola de aviação, o terminal passou a ser internacional em 1945. Desde a década de 1970, os anúncios das chegadas e partidas do terminal saem das cordas vocais da locutora Íris Lettieri. Com o passar dos anos, a voz ganhou fama e tornou-se espécie de souvenir de quem passa. Até hoje, diversos passageiros gravam as chamadas dos voos para levarem de recordação.

Íris, no entanto, não foi a única a ficar conhecida por sua ligação com o aeroporto. Na sala de aula da Escolinha do Professor Raimundo, o ator Rony Cócegas era o "Galeão Cumbica". O personagem, criado em 1990, ficou famoso por imitar o choro de um bebê e mostrar a língua quando suas respostas estavam erradas. "Aí eu choro", dizia.

Confins. Pelas portas do Galeão, a música de Tom Jobim saiu do Rio de Janeiro e ganhou terrenos. Em Minas Gerais, ele gravou o álbum "Em Minas Ao Vivo - Piano E Voz", no Grande Teatro do Palácio das Artes, em 1981.

A região que o hospedou abriga também o Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves, que também será leiloado nesta sexta. Mais novo que o Galeão, o terminal foi construído entre os anos de 1979 a 1983 e inaugurado em 1984. Ele está localizado em uma região de acervo científico-cultural rico. É parada obrigatória para estudiosos de arqueologia.

O mais antigo crânio de ser humano das Américas, o "Luzia", de cerca de 11, 5 mil anos, foi encontrado a cerca de 2.700 m da cabeceira 16 da pista principal de pouso e decolagem do aeroporto. Foi de lá também o local de descoberta do "Homem de Lagoa Santa", fóssil humano achado em uma expedição do dinamarquês Peter Lund. A ossada ficou famosa por provar a convivência de seres humanos entre os animais gigantes, chamados de megafauna, na América do Sul.

Aperte o cinto, vamos chegar. Pelo menos cinco consórcios apresentaram documentação e propostas para a disputa da concessão dos aeroportos. A expectativa do governo é de um ágio superior a 350% no valor da outorga de R$ 4,9 bilhões, para o Galeão, e R$ 1,096 bilhão para Confins. As propostas econômicas serão abertas nesta sexta-feira em sessão pública de leilão. Caso as propostas apresentadas tenham valores próximos uma das outras, poderá ter disputa em viva-voz.

Pelas regras do atual certame, que são semelhantes ao processo de concessão de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que ocorreu em fevereiro de 2012, a disputa pelos dois aeroportos é simultânea e um mesmo consórcio não poderá arrematar mais que um aeroporto.

A única alteração nos procedimentos do leilão em relação ao processo anterior está na possibilidade de um consórcio que apresentar propostas para os dois aeroportos e, se vier a ser o único ofertante em um deles, poder continuar a disputa pelo outro na fase de lances a viva-voz. Na concessão de 2012, o grupo que, tendo apresentado propostas para mais de um dos três aeroportos, fosse único ofertante em um deles, seria automaticamente declarado vencedor naquele em que sua proposta foi a única, ficando eliminado da disputa pelos outros aeroportos.

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