PUBLICIDADE

Publicidade

Garotos-propaganda famosos mudam de marca em comerciais

Ator da 'Bombril' já fez comerciais do Banco do Brasil; agora,'Baixinho da Kaiser' está vendendo tequila

Foto do author Fernando Scheller
Por Fernando Scheller
Atualização:

Em publicidade, tudo também se recicla - até mesmo garotos-propaganda. Embora seja comum que um mesmo artista famoso por novelas na televisão venda várias marcas, alguns atores reconhecidos somente por vender marcas específicas, às vezes, também são convocados pelas agências de publicidade para chamar a atenção para outros produtos.

PUBLICIDADE

A estratégia está sendo usada desde a semana passada pela companhia de bebidas Brown-Forman, dona da marca de tequila El Jimador. Na campanha online que a companhia americana lançou na semana passada, o protagonista é um velho conhecido do público brasileiro: o ator espanhol José Valien, o "Baixinho da Kaiser" - uma criação da DPZ nos anos 1980 -, que apareceu nos comerciais da cerveja por mais de 20 anos.

Sem contrato com a Kaiser há cerca de cinco anos, Valien agora vai encarnar outro personagem, explica Rodolfo Carvalho, sócio-diretor do grupo Askme, responsável pela propaganda. Para o vídeo que já foi divulgado nas páginas da El Jimador nas redes sociais, Valien foi transformado no El Bigodón - o primeiro capítulo mostra justamente essa metamorfose.

A esperança da companhia é que o vídeo se torne um viral e ajude a tornar a marca mais conhecida - hoje, a própria empresa admite que o consumidor associa o produto mais à Jose Cuervo, que no País é distribuída pela importadora Aurora Alimentos.

Além da série de vídeos na internet - o próximo capítulo entra no ar em outubro -, a ideia da Askme é usar Valien para eventos ao vivo. O ator, caracterizado como El Bigodón, aparecerá em bares e boates ao redor do País promovendo a bebida. A ideia é levar o ator para vários mercados do Sul e do Sudeste, além de capitais do Nordeste e Centro-Oeste, como Fortaleza e Goiânia.

Por trás da escolha do garoto-propaganda está, segundo a gerente da marca El Jimador no Brasil, Jéssica Mazzonetto, a intenção de chamar a atenção. "Acho que, num primeiro momento, as pessoas podem associar a imagem (de Valien) com a marca anterior", admite a executiva. "Mas acredito que conseguimos caracterizar bem o novo personagem. Pela primeira vez, a voz de Valien será ouvida."

Palha de aço e banco.

Publicidade

No ano passado, o ator Carlos Moreno, conhecido por ter protagonizado mais de 300 comerciais das marcas da empresa de produtos de limpeza Bombril desde 1978, passou a aparecer ao lado de Reynaldo Gianecchini em comerciais do Banco do Brasil. O "garoto Bombril" foi criado por Washington Olivetto ainda na época em que o publicitário trabalhava na DPZ.

De acordo com Flavio Waitman, sócio da agência Master Roma Waitman, a escolha de Moreno se deu pela necessidade de encontrar um ator simpático para fazer "dobradinha" com o galã Gianecchini. "O nome do Carlos Moreno surgiu e resolvemos não deixar que a associação com a Bombril fosse um impeditivo, pois ele é um ótimo ator."

Como garotos-propaganda experientes, Moreno e Valien têm uma vantagem que os publicitários buscam: sabem comunicar bem um produto, na visão do sócio da Master Roma Waitman. "Concluímos que Moreno tinha uma imagem simpática perante o público."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.