Juros

E-Investidor: Esperado, novo corte da Selic deve acelerar troca da renda fixa por variável

Geithner quer regular fundos hedge e produtos financeiros

Precisamos de padrões mais fortes de sinceridade, transparência , diz o secretário do Tesouro à Câmara

Agências internacionais,

26 de março de 2009 | 11h36

O secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner,expôs nesta quinta-feira, 26, em uma audiência no Congresso americano, os planos de regulação do governo para o mercado financeiro.

Segundo Geithner, a crise financeira atual demonstra a necessidade de consertar as falhas do sistema, que ainda é instável e frágil.

O secretário disse que a supervisão uniforme dos produtos financeiros é necessária e que fundos de hedge devem se registrar na SEC. Outra proposta é o combate a lavagem de dinheiro e a evasão de impostos em paraísos fiscais.

 

"Precisamos de padrões mais fortes de sinceridade, transparência e linguagem clara e de senso comum em todo o sistema financeiro", afirma Geithner no discurso. "E precisamos de supervisão forte e uniforme para todos os produtos financeiros oferecidos aos consumidores e investidores, e aplicação rígida das regras para garantir total responsabilidade para aqueles que violam a confiança do público."

 

Dentro do plano, o governo quer fechar os buracos regulatórios para melhor prevenir contra choques no sistema financeiro, aumentar a proteção do consumidor e do investidor, melhorar a coordenação internacional.

 

Geithner disse que o governo está desenvolvendo um plano para aumentar a regulamentação para o consumidor e o investidor, bem como uma nova iniciativa "para lidar com problemas de supervisão, paraísos fiscais e lavagem de dinheiro em jurisdições fracamente regulamentadas".

 

Ele também afirmou que é preciso uma única entidade para supervisionar os riscos ao sistema financeiro. Além de supervisionar instituições financeiras importantes em termos sistêmicos, essa entidade também teria autoridade para manter um olhar atento sobre sistemas de pagamento e liquidação, e explicou  que todos os consultores de fundos de hedge com ativos sob gestão a partir de determinado patamar terão que se registrar junto à Securities and Exchange Commission (SEC, órgão que regula o mercado de capitais dos EUA). O Tesouro também quer que a SEC reforce a estrutura regulatória sobre fundos mútuos de mercado monetário.

 

"Não há dados abrangentes e confiáveis disponíveis para avaliar se (fundos de hedge) individualmente ou coletivamente representam uma ameaça à instabilidade financeira", afirmou. "Entretanto, à luz do episódio Madoff, está claro que, para proteger investidores, precisamos fechar os buracos e as fraquezas na regulamentação de consultores de investimentos e dos fundos que eles gerenciam."

Tudo o que sabemos sobre:
Geithner

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.