CONTEÚDO PATROCINADO

Geotab expande para fornecer experiência global ao mercado de logística e transporte brasileiro

Líder em IoT e transporte conectado fornece aos gestores de frotas dados detalhados para ajudá-los a otimizar suas operações

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Geotab
4 min de leitura
Divulgação: Geotab 

A Geotab, líder mundial em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e transporte conectado, recentemente comunicou a sua expansão com o lançamento da Geotab Brasil. Fundada no Canadá, em 2000, a Geotab está presente atualmente em 130 países e com atividades na América Latina desde 2012. A Geotab Brasil proporcionará aos clientes de logística e transporte baseados no País o acesso à sua premiada solução telemática.

A telemática é um método de monitoramento de carros, caminhões, equipamentos e outros ativos que utiliza a tecnologia GPS e o diagnóstico a bordo (OBD, do inglês) para traçar o movimento do veículo em um mapa computadorizado. Porém, a solução telemática da Geotab vai além, oferecendo dados ricos para ajudar os gerentes de frotas e empresas a obter métricas confiáveis em seus veículos, como estado do motor, eficiência de combustível, comportamento de direção, entre outras.

Continua após a publicidade

"A tecnologia telemática vai muito além do tradicional monitoramento de frotas por GPS", afirma Eduardo Canicoba, country manager do Brasil e líder de Desenvolvimento de Negócios na América Latina da Geotab. "Ao conceder às frotas o acesso às informações de que necessitam sobre seus ativos, o objetivo da Geotab é ajudar os clientes a tomar decisões comerciais inteligentes, para que possam otimizar suas operações e aumentar a produtividade."

O conjunto de ofertas da Geotab inclui seu premiado dispositivo Geotab GO, que se conecta facilmente à porta OBD II de um veículo e é capaz de processar uma imensa quantidade de pontos de dados por dia, enviando dados de frotas e veículos para a nuvem via internet. "A segurança e a privacidade dos dados de nossos clientes são primordiais, e temos trabalhado para garantir que todos os dados processados sejam protegidos com bibliotecas criptografadas sob a certificação FIPS 140-2", explica Canicoba.

Com base nos dados processados, painéis e relatórios personalizados, como gerenciamento de combustível, manutenção e relatórios de pontuação do motorista, estão disponíveis por meio da plataforma telemática da Geotab, MyGeotab, permitindo que o cliente tenha uma compreensão clara de como seus ativos estão funcionando. Seus usuários são capazes de utilizar os dados para realizar a manutenção preventiva, ajudar a reduzir custos de combustível por meio do monitoramento do comportamento do motorista e do veículo ocioso, e identificar estradas com manutenção precária. "A Geotab oferece uma solução telemática única. Trabalhamos com empresas, governos e frotas de todos os tamanhos. Estamos entusiasmados em ver o que o futuro nos reserva agora que nos tornamos oficialmente ativos no mercado brasileiro", acrescenta Canicoba.

Continua após a publicidade

Potencial estratégico

O transporte rodoviário no Brasil continua a ser o método predominante para o comércio e a movimentação de mercadorias, representando, pelo menos, 60% da rede rodoviária brasileira. Dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT), no Anuário do Transporte 2020, mostraram que mais de 2,2 milhões de veículos foram autorizados a transportar cargas no Brasil em 2019. Sendo o transporte rodoviário um setor crucial no maior país da América Latina, composto por 1,7 milhão de quilômetros de rodovias e com milhares de veículos autorizados para o transporte, fica claro que a telemática tem a oportunidade de desempenhar um papel fundamental na otimização das operações comerciais dentro desse setor, permitindo que frotas e outras empresas de transporte aproveitem-se dessas soluções.

Além de trazer suas soluções telemáticas para um novo mercado, a Geotab também enfatiza a intenção da empresa de investir no talento local do País. "A oportunidade de trazer novas soluções para o mercado é imensa no Brasil, e, com isso, reconhecemos também a importância de investir em recursos locais", reforça Canicoba. "Nossa presença não só cria oportunidades significativas de crescimento para a Geotab no País, mas também nos permite aprender e crescer neste novo mercado, trazendo a bordo profissionais locais da indústria brasileira, o que é algo que nos entusiasma muito.”

Continua após a publicidade

Veículos elétricos

Os veículos elétricos (EVs, sigla em inglês) já começaram a tomar conta das frotas na Europa, e essa tendência está prevista para ser expandida em breve em todo o mundo, de acordo com um relatório recente projetando um crescimento de mercado de 22% nos próximos cinco anos. Um esforço importante, denominado Projeto Civitas, foi desenvolvido em 2002 e, desde então, implementou cerca de 800 medidas para ajudar a melhorar o transporte urbano em pelo menos 80 cidades europeias. Dentro dessa proposta foi criado o Civitas Eccentric, com foco em iniciativas inovadoras na logística do transporte urbano de carga. A Geotab espera que tais iniciativas possam ajudar a América Latina a seguir o exemplo nos próximos anos, adotando a estrutura já estabelecida em outras regiões.

Por exemplo, a Prefeitura de Madri escolheu a Geotab para fornecer dados telemáticos para o projeto, equipando 19 Renaults totalmente elétricos com dispositivos Geotab GO. O Conselho de Madri quis analisar os dados dos veículos para entender melhor as operações da frota e como otimizá-los de forma mais sustentável. Como resultado, a equipe em Madri foi capaz de analisar os dados em tempo real e à distância, permitindo-lhes identificar veículos sub e sobreutilizados para equilibrar adequadamente seus EVs e tomar decisões para melhor dimensionar sua frota e cumprir suas metas de sustentabilidade.

Continua após a publicidade

Canicoba diz acreditar que a migração para frotas elétricas é um processo que vem se acelerando em muitos países, especialmente na Europa. "Por exemplo, a empresa sueca Volvo anunciou no início deste ano que se comprometeu a se tornar líder no mercado de carros elétricos e a eliminar gradualmente todos os carros com motores combustíveis até 2030", ressalta o country manager da Geotab no Brasil. "A transformação desta indústria em elétrica é iminente, e a Geotab está muito animada para desempenhar um papel fundamental na transição à medida que se espalha pelo Brasil e pela América Latina."

A indústria brasileira de transporte rodoviário tem um tremendo potencial e, como tal, é um componente vital da cadeia de abastecimento para muitos setores. Adotar medidas para ajudar a otimizar as operações e aumentar a produtividade por meio do uso da tecnologia telemática pode ajudar o País, à medida que ele continua a se modernizar e a expandir suas operações no setor de transporte.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.