PUBLICIDADE

Publicidade

Gina faz planos após sucesso no Facebook

Gina Indelicada, perfil criado por estudante, faz a marca de palitos pensar em novos produtos

Por LÍLIAN CUNHA
Atualização:

Familiar, fundada há mais de seis décadas e com os mesmos produtos desde o século passado, a Palitos Gina, de Itatiba (SP), não tinha nada de digital - até esta semana. "Na quarta-feira, um amigo me ligou e disse que tinha um perfil no Facebook da Gina com mais de um milhão de seguidores", diz Alfredo Rela Neto, presidente do conselho da companhia.A descrição do próprio Gina Indelicada já diz tudo sobre o perfil: "Pergunte o que quiser e eu responderei como EU quiser". Criado em 14 de agosto pelo estudante de publicidade Ricck Lopes, de 19 anos, de São Paulo, a página do Facebook traz perguntas de internautas respondidas pela moça loira que ilustra a caixa de palitos desde os anos 70. São pérolas como: "Gina, me fala uma parada que você não curte." Ela responde: "Respiratória". A princípio, a reação dos sócios da empresa - todos netos dos fundadores - foi proteger a marca, que é registrada. "Mas logo a ideia de um processo foi deixada de lado, porque vimos que era uma brincadeira que estava gerando exposição positiva para a marca", diz Rela Neto. A Palitos Gina, que nunca apareceu tanto na mídia, não demorou a agir: contratou uma assessoria de imprensa e destacou uma equipe para entrar em contato com Ricck Lopes. "Tínhamos um site e só. Praticamente podíamos dizer que estávamos totalmente fora do mundo digital. Mas, de repente, esse menino mudou tudo. Queremos conversar e ver que projetos podemos desenvolver juntos", diz o executivo da companhia que fabrica, além de palitos, espetinhos para churrasco e, como ele diz, "os melhores prendedores de roupa de madeira do Brasil". A exposição gerada por artigos em sites e outros meios de comunicação, segundo Rela Neto, é uma oportunidade única. "Essa história deu tamanha turbinada na companhia que pode até abrir portas para novas oportunidades de negócios", diz. "Estamos receptivos a quem quiser conversar com a gente sobre novos produtos com a marca Gina, que é muito forte no mercado." Rela Neto é, como diz seu nome, neto do fundador da empresa, o filho de italianos Alfredo Rela, que, junto com a esposa, Rosa Del Nero Rela, e irmãos, abriu a empresa em 1947. "Gina era o apelido de minha avô Rosa, dado por seus filhos, que a achavam tão bonita quanto a atriz Gina Lollobrigida", conta Rosângela Rela, diretora da empresa e irmã de Alfredo Neto. "Ela faleceu aos 64 anos, em 1964", acrescenta a executiva. A moça loira da caixinha de palitos é a ex-modelo publicitária paulista Zofia Burk, que na década de 70 fazia comerciais de xampu, maquiagem e sabão em pó. Zofia, de "60 e poucos anos", mora em São Paulo e é uma das 1,2 milhão de pessoas que curtiu o Gina Indelicada. A família Rela diz que é cedo para falar em aumento de vendas gerado pelo Gina Indelicada. "Mas algumas pessoas me contaram que foram ao supermercado, viram a Gina sorrindo para elas na prateleira e compraram pelo menos uma caixinha", diz Rela Neto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.