Publicidade

GM acerta a venda da marca Saturn

O grupo Penske, dono de uma grande rede de concessionárias, vai assumir a operação

Por DOW JONES NEWSWIRES e REUTERS
Atualização:

A General Motors fechou um memorando de entendimento para vender a marca Saturn à gigante varejista do setor automotivo Penske Automotive Group. Em uma teleconferência com jornalistas, Roger Penske, proprietário da cadeia de concessionárias, se recusou a revelar o valor da transação e disse que a venda deverá preservar cerca de 13 mil empregos. Segundo Roger Penske, cada um dos 350 revendedores da marca Saturn receberá ofertas para continuar vendendo os veículos. A cadeia de concessionárias assumirá as marcas, as operações de serviços e peças e as operações de distribuição relacionadas à Saturn. "Nós vamos ter uma companhia completamente independente", disse Roger Penske. A GM pediu concordata na segunda-feira e, como parte de seu plano de reestruturação, planejava vender a marca que lançou em 1984 como um "um tipo diferente de empresa de automóveis" para enfrentar rivais estrangeiras, como a japonesa Toyota. Pelo acordo, a GM vai continuar produzindo os modelos da Saturn que produz hoje. Além de assumir a Saturn, a Penske também fechará acordos com várias montadoras, incluindo a própria GM e a Renault, que permitirão à cadeia de concessionárias comprar veículos dessas montadoras para completar a carteira de veículos da Saturn. A Penske já possui um acordo exclusivo com a Daimler, que permite que a empresa distribua os minicarros Smart da companhia nos EUA. Segundo Roger Penske, sua empresa não pretende unir as concessionárias do Smart com as da Saturn. A Saturn, disse Penske, pode eventualmente crescer para se tornar uma marca global, com mais veículos em sua carteira. Os planos de curto prazo preveem manter o crossover Outlook, o sedã Aura e o utilitário esportivo Vue. O conversível Sky deixará de ser produzido. A GM começou a buscar opções estratégicas para a Saturn no início deste ano, depois de se tornar patente que a montadora não teria mais dinheiro para continuar financiando suas oito marcas nos EUA. A montadora disse ainda que mais de uma dúzia de compradores expressaram interesse na Saturn e em sua rede de lojas. A Penske também afirmou no começo de março que estava interessada na marca. A GM ainda trabalha para vender a Saab, sua unidade na Suécia, e fechou um acordo prévio para vender parte da divisão alemã Opel para a fabricante de autopeças canadense Magna International. Na terça-feira, a GM anunciou planos de vender a marca de utilitários esportivos Hummer para a pouco conhecida fabricante chinesa de equipamentos Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.