Gol oferece pagamento com cartão de débito

A Gol é a primeira companhia aérea brasileira a aceitar o cartão de débito como forma de pagamento. A nova modalidade já está disponível no site da empresa para os clientes com cartão Visanet desde o início da semana.

Marina Gazzoni, O Estado de S.Paulo

30 de julho de 2013 | 02h12

"É uma evolução da nossa plataforma de pagamento. Muitas pessoas ainda não têm cartão de crédito, principalmente nas classes C e D, mas há também clientes de alta renda que não usam o crédito", disse o gerente executivo de estratégia comercial da Gol, Marcus Vinicius Silveira. "Queremos facilitar a compra para esses clientes."

O cartão de débito é mais usados pelos consumidores brasileiros do que o de crédito. No primeiro trimestre, 1,09 bilhão de transações foram feitas no débito, 40 milhões a mais do que no crédito, segundo dados divulgados ontem pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

A Visa iniciou neste ano uma campanha no e-commerce para a adoção do cartão de débito como opção de pagamento. A intenção da empresa é disputar o cliente que não usa a função crédito e hoje paga suas compras com o boleto bancário - a modalidade responde por 18% dos pagamentos no e-commerce, segundo dados da consultoria e-bit.

De acordo com o diretor executivo sênior de Produtos da Visa, Percival Jatobá, o avanço tecnológico para garantir a segurança da operação abriu caminho para o cartão de débito no e-commerce. "Antes a modalidade não decolava na internet porque o cliente não queria digitar a senha", disse Jatobá.

Com o sistema atual, o cliente não informa a senha na compra online. A Visa adotou a tecnologia de verificação dos próprios bancos emissores dos cartões, como totens ou cartões com chaves de segurança.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.