Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Gol paga caro por expansão da Varig

Grupo tem dívidas em aeroportos no exterior e enfrenta crise na Argentina

Alberto Komatsu, O Estadao de S.Paulo

07 de setembro de 2011 | 00h00

A expansão internacional da Varig tem custado para a Gol, que comprou a empresa no final de março, mais do que o grupo imaginava. Em meio ao processo para a retomada das rotas abandonadas no auge da crise financeira da Varig, a Gol vem descobrindo dívidas milionárias da companhia em aeroportos internacionais. Em Paris, são US$ 5,5 milhões. Em Londres, mais US$ 12 milhões. Na Argentina, o passivo trabalhista de US$ 400 mil tem sido o ponto de discórdia com os 100 trabalhadores locais, sindicatos, ministério do Trabalho e autoridades aeronáuticas daquele país. No domingo, a Varig completou um mês sem voar para Buenos Aires.''''A dívida que está lá (na Argentina) é da Varig antiga (que permanece em recuperação judicial). Os funcionários terão de se habilitar para receber pelo plano de recuperação'''', diz o gestor judicial da Varig antiga, Miguel Dau. Segundo ele, a nova Varig, parte que foi comprada pela Gol, não pode assumir esse passivo para não abrir um precedente judicial, já que no Brasil a empresa não teve sucessão de dívidas trabalhistas.O processo de transição da nova para a antiga Varig na Argentina também resultou em empecilhos burocráticos para a operação da empresa, já que a autorização de funcionamento ainda está no nome da Varig antiga. Segundo uma fonte que acompanha as negociações, todos os funcionários da Varig, em Buenos Aires, terão de ser demitidos para poderem ser recontratados pela nova Varig. As demissões deverão começar nos próximos 30 dias. E é esse processo que preocupa sindicalistas argentinos , já que existe o temor de que nem todos sejam aproveitados.O Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha a questão da Varig na Argentina em conjunto com a embaixada brasileira em Buenos Aires e que ainda não há uma solução para o caso. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por sua vez, informa que já fez as inspeções necessárias para verificar supostas irregularidades em seguros de aviões e registros de funcionários da Varig na Argentina.Foram esses alguns dos motivos alegados pelo governo argentino para proibir a operação da Varig no país. Segundo a Anac, não foi encontrado qualquer problema e as dívidas são da empresa que permanece em recuperação judicial.Segundo uma fonte do setor aéreo, as dívidas nos aeroportos de Paris e Londres referem-se a taxas aeroportuárias. A Varig vai retomar vôos para Paris a partir do próximo dia 20 e pretende voltar a operar em Londres até dezembro.A suspensão das operações da Varig na Argentina causou a superlotação dos vôos da Gol para Buenos Aires. Cinco dias após a proibição, em 14 de agosto, a Gol informou que a venda de passagens para a capital argentina só seria possível a partir de 17 de setembro. Ontem, porém, a empresa informou que a venda de passagens está disponível a partir de hoje.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.