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Google lança serviço para assinatura de conteúdo digital

One Pass esquenta a disputa entre Google e Apple pelo conteúdo em smartphones e tablets

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Por Redação
Atualização:

REUTERS / SAN FRANCISCOO Google lançou ontem um serviço que pretende facilitar aos proprietários de veículos de comunicação a venda de versões digitais de jornais e revistas, deixando para trás um projeto semelhante lançado pela Apple, na briga entre as duas gigantes pelo predomínio na área de smartphones e tablets.O Google anunciou em um blog seu plano para atrair jornais e revistas, um dia depois de a Apple apresentar uma plataforma de assinaturas para mídia digital vendida por meio de sua loja de aplicativos iTunes.O serviço do Google, chamado One Pass, permite aos proprietários vender conteúdo que os consumidores podem visualizar em sites, bem como em aplicativos especializados destinados a smartphones e tablets. As publicações podem cobrar pelo conteúdo de inúmeras maneiras, incluindo assinatura, por quantidade de acessos e vendas de artigos separadamente.Pelo plano da companhia, as publicações ficam com 90% da receita das assinaturas conseguidas por meio do One Pass - o que representa um golpe direto na Apple, que permite que elas fiquem com apenas 70% da receita das assinaturas obtidas por meio de aplicativos baixados pelo iTunes."Não temos a intenção de ganhar dinheiro com isso", disse o presidente do Google, Eric Schmidt, em um evento em Berlim. "Queremos que os proprietários de jornais e revistas fiquem com todo o dinheiro possível." O serviço do Google permite também que as publicações forneçam aos atuais assinantes da mídia impressa acesso gratuito ou com desconto ao conteúdo digital, informou a empresa.Apple. Na terça-feira, a Apple lançou um plano de assinaturas que estava sendo esperado há muito tempo para revistas, jornais, vídeos, música e livros, que oferece conteúdo digital em aplicativos especializados para usuários de iPad e iPhone. O serviço deixa que os consumidores decidam quais os dados pessoais que terão de fornecer às publicações na hora de fazer a assinatura.Analistas disseram que o novo plano da Apple poderá irritar os desenvolvedores de conteúdo. "É um plano míope", disse o analista da Forrester, James McQuivery, em um blog. "A Apple deu a cada proprietário, produtor e distribuidor do ramo um motivo para buscar alternativas aos elegantes aplicativos dos quais, até agora, ele nos ensinou a depender". Um dos problemas para as publicações no plano por assinatura da Apple diz respeito aos dados do cliente. As publicações costumam proteger particularmente informações dos assinantes como nome, endereço e cartão de crédito, porque isto as ajuda a atrair anunciantes e a comercializar novos produtos para os leitores atuais. / TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA

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