Google Nexus 7 é lançado por US$ 199

Novo tablet do Google, que concorre diretamente com o iPad, tem como principal novidade o tamanho

Gustavo Chacra, de O Estado de S. Paulo,

27 de junho de 2012 | 14h55

 

NOVA YORK - Uma semana depois de a Microsoft apresentar o Surface, o Google lançou nessa quarta-feira, 27, um tablet para entrar na guerra contra o iPad, da Apple, que ainda controla dois terços do mercado.

Com o nome de Google Nexus 7, o novo tablet traz como principal novidade o tamanho. Serão apenas sete polegadas. O aparelho também será bem mais barato do que o iPad. Custará apenas US$ 199 e pode ser comprado a partir de hoje nos EUA, Reino Unido e Austrália para ser entregue em meados de julho.

O Google Nexus 7 também trará câmera frontal e uma série de outras inovações do sistema operacional Android, usado em celulares e tablets de companhias como a Samsung, principal rival da Apple atualmente.

A Microsoft, na semana passada, já havia aquecido o mercado com o Surface, que tem a vantagem de ter um teclado acoplado à capa e uso do sistema operacional Windows, o mesmo de PCs.

Por enquanto, o maior concorrente da Apple é o Galaxy, da Samsung. As duas empresas estão em batalhas por patentes e os aparelhos da sul-coreana tiveram as suas vendas suspensas ontem nos Estados Unidos.

A decisão da Google e da Microsoft demonstra uma mudança no setor de tecnologia. Historicamente, as duas empresas fabricavam softwares para outras companhias de Hardware, como a HP, Nokia e Samsung. Agora, passam a agir como a Apple, atuando não apenas na fabricação do sistema operacional, como também do aparelho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.