Reprodução
Reprodução

Google Street View abre visita à Torre Eiffel e filma Veneza de gôndola

Visita virtual amplia acesso a informações turísticas, especialmente para quem não tem dinheiro para as passagens

17 de julho de 2013 | 11h55

PARIS - O Instituto Cultural Google e a administração da Torre Eiffel, em Paris, criaram uma aplicação que permite visitar virtualmente o monumento a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado á internet.

A aplicação permite conhecer a história da torre e também ver como é Paris vista do alto da construção, graças à tecnologia do Google Street View.

O mapa virtual do Google vem ampliando a lista de atrações turísticas. Depois de incluir o edifício Burj Jalifa, em Dubai, o mais alto do mundo, e a Amazônica, agora uma equipe está fotografando a cidade de Veneza.

Como o carro do Google não pode circular pelos canais da cidade italiana, a solução foi colocar um homem com uma câmara nas costas para navegar a bordo de uma gôndola. Na amazônia a filmagem foi feita com barco e bicicleta.

Na torre Eiffel, é possível visitar a atração turística de diferentes alturas e ampliar as imagens para admirar a detalhes da arquitetura da cidade.

Também estão disponíveis imagens detalhadas da construção, inauguração e primeiros visitantes, e até ouvir a voz do engenheiro francês Gustave Eiffel em gravações inéditas.

"O turismo ganhou nova dimensão e passou da fase de contemplação para a da interação", disse o presidente da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel, Jean-Bernard Bros. "O turista agora pode encontrar mais sentido na visitação, tendo acesso a muito mais informação, mesmo que não possa vir pessoalmente".

O responsável pela filmagem do Google em Paris, Pascale Milite, explica que teve de adiantar-se aos turistas em dias diferentes, de madrugada, para conseguir seis horas de gravação.

  

Funcionário do Google com câmara especial caminha na Praça São Marcos em Veneza, captando imagens para o Google Street View (foto: Efe)

 

Google Street View na Amazônia: 

 

Burj Jalifa, em Dubai, o prédio mais alto do mundo:  

Seleção de imagens inusitadas captadas pelo Google Street View:

Tudo o que sabemos sobre:
EiffelParisGoogleStreet ViewVeneza

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.