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Google tem carro sequestrado e funcionário é forçado a jurar por Buda

Tailandeses contrários à construção de uma barragem acharam que carro era da empreiteira

AP,

14 de agosto de 2013 | 15h58

BANGCOC - O Google já despertou muitos debates sobre privacidade nos países onde seus veículos equipados com câmeras fotográficas circularam para abastecer de imagens do Google Street View, site que permite viajar pelo mundo sem sair da frente do computador.

Esta semana, um incidente chamou a atenção na Tailândia, quando o motorista do carro do Google foi detido por um grupo de moradores e teve o carro equipado com câmera sequestrado.

Os moradores são contra a instalação de uma barragem na região e acharam que o carro estivesse filmando para a construtora responsável pelo projeto.

O funcionário do Google foi levado por cerca de 20 moradores e só foi libertado após jurar, em um templo, diante da estátua de Buda, que ele não trabalhava para a barragem.

O gerente regional do Google, Taj Meadows, disse que a empresa está ciente do incidente na aldeia de Sa-eab, província de Phrae.

O site de notícias tailandês Prachatai disse que os moradores libertaram o motorista e mais tarde pediram desculpas para ele e para o Google.

A aldeia fica 615 quilômetros ao norte de Bangcoc. Moradores e ambientalistas lutam há tempos contra uma barragem que vai inundar boa parte do território.

"Pedimos desculpas ao funcionário, para o Google e também ao povo tailandês e para os cidadãos do mundo", escreveu um representante da aldeia em um comunicado.

Ele explicou que os moradores estão "extremamente preocupados" e acreditaram que alguém estava tentando fazer um levantamento da área disfarçadamente.

"Novos projetos às vezes enfrentam desafios inesperados, e o Google Street View não é exceção", disse Taj Meadows, em um e-mail, acrescentando que a empresa "cumpre as leis locais da Tailândia, e apenas apresenta imagens tomadas em propriedade pública."

Em 2011, a Autoridade de Turismo da Tailândia, em parceria com o Google, lançou uma iniciativa de promoção do turismo, envolvendo imagens das ruas e das principais atrações nas cidades do país. A Tailândia foi o 35° país do mundo a ter imagens no Street View.

 

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