PUBLICIDADE

Publicidade

Governo abre estudos para trens de passageiros entre cidades da região Sul

Primeiras linhas devem passar por Maringá e Londrina, no Paraná, e Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

Foto do author Eduardo Rodrigues
Por Eduardo Rodrigues e da Agência Estado
Atualização:

 

BRASÍLIA - O Ministério dos Transportes abriu consulta pública para estudos de viabilidade econômica e financeira de duas linhas de trens de passageiros na região Sul do País.

PUBLICIDADE

Uma delas liga as cidades Londrina e Maringá e outros 13 municípios da região Norte do Paraná. A outra conecta as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, passando por outras três cidades. Os estudos sobre os dois projetos foram feitos pela Universidade Federal de Santa Catarina e a consulta pública ficará aberta até o dia 30 de abril.

De acordo com o Ministério, a intenção é utilizar trechos de ferrovias de cargas já existentes, para a passagem de trens de passageiros de média velocidade.

A exploração das linhas se dará por meio concessão ou Parcerias Público-Privadas e o objetivo é desafogar a malha rodoviária das duas regiões.

Estudos de outros quatro trechos ferroviários para transporte de passageiros ainda estão em desenvolvimento ligando as cidades de Pelotas a Rio Grande, no Rio Grande do Sul; Conceição de Feira a Feira de Santana, passando por Salvador, na Bahia; Teresina a Codó e São Luis a Itapecuru-Mirim, no Maranhão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.