Governo definirá até dezembro padrão de rádio digital

O Ministério das Comunicações informou hoje que, até dezembro deste ano, o governo deverá definir o padrão de rádio digital que será adotado no País. A escolha está entre os sistemas americano e europeu. As emissoras já fizeram seus testes e tinham optado pelo padrão dos Estados Unidos. O governo, porém, ainda testará o sistema da Europa para tomar uma decisão.

GERUSA MARQUES, Agencia Estado

25 de setembro de 2009 | 14h06

A escolha de um padrão digital para o rádio está sendo discutida pelo governo desde 2007, quando a tendência era a de se optar por um sistema híbrido: o padrão norte-americano para as emissoras AM e FM e o europeu para as emissoras de ondas curtas. No entanto, problemas detectados no padrão norte-americano, como interferências entre sinais digitais e analógicos e redução no raio de alcance das emissoras, levaram o governo a adiar a decisão.

O rádio está presente em quase 90% dos domicílios do País e, segundo o ministério, a digitalização vai fortalecer ainda mais o alcance. O principal ganho com o rádio digital será a melhoria na qualidade do som. A rádio AM ficará parecida com a FM, mas manterá o longo alcance, e a rádio FM terá um som igual ao de um CD.

Tudo o que sabemos sobre:
rádio digitalAMFMsistema

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.