Governo deve incluir incentivo à produção de cacau no Plano Safra

Em palestra no Fóruns Estadão, superintendente do Ministério da Agricultura citou a importância da cultura para a produção sustentável no Norte e Nordeste

Leticia Pakulski e Camila Turtelli, O Estado de S.Paulo

10 Novembro 2016 | 11h02

SÃO PAULO - O governo federal pretende incluir um incentivo à produção de cacau no Plano Safra, informou o superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim. Em sua palestra, no "Fóruns Estadão - A importância do cacau para a economia brasileira", realizado em São Paulo, Jardim citou a importância da cultura para a produção sustentável no Norte e Nordeste. "É importante ter um programa de governo atrelado a isso." 

O superintendente assinalou ainda que o cacau vai se beneficiar do Programa Agro+, voltado a desburocratizar e aumentar a eficiência da produção agropecuária brasileira, e que a commodity integra o plano do governo brasileiro de levar o País de 7% das exportações mundiais para 10% até 2019. "É um desafio muito forte. E o cacau passa certamente por isso." 

Ainda em sua palestra, ele citou que a melhoria no controle de doenças que afetaram as lavouras no País nos últimos anos deve ter efeito positivo para a recuperação da produção de cacau no Brasil. A produção do Brasil foi prejudicada na década de 1990 pela ocorrência da doença vassoura-de-bruxa, fungo que dizimou as lavouras domésticas. "O sistema de defesa agropecuária brasileiro vem evoluindo bastante", assinalou Jardim." "O governo norte-americano já reconheceu o sistema brasileiro de defesa como equivalente ao norte-americano, que é muito forte." 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.