Governo estuda sistema de assistência e extensão rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acaba de criar um grupo de trabalho (GT) para propor a estruturação de um sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil. A ideia é que esse novo sistema atenda a todos os segmentos de produtores rurais, "considerando as diferenças regionais existentes no território nacional", conforme publicado hoje no Diário Oficial da União.

LUCI RIBEIRO, Agencia Estado

24 de julho de 2012 | 11h09

No fim do mês passado, a presidente Dilma Rousseff ressaltou que uma "fragilidade" do agronegócio brasileiro é a falta de um serviço bem definido de extensão rural. "Temos uma certa fragilidade na área de assistência técnica e extensão rural", disse a presidente no lançamento do Plano Safra 2012/2013, em junho.

Dilma informou na ocasião que o governo vai construir uma política nessa área e "pensa em criar uma agência" para cuidar exclusivamente do assunto. "Esse talvez seja um dos maiores desafios do meu governo", disse ela na solenidade, referindo-se às ações destinadas ao setor agropecuário. Entre os anos 70 e 90, o País contou com uma estatal nacional de assistência técnica e extensão rural (Embrater). Quando foi extinta, a responsabilidade de prestar esse serviço aos produtores ficou a cargo dos Estados.

O grupo de trabalho criado hoje será composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo; da Secretaria de Política Agrícola; da Secretaria de Defesa Agropecuária; da Assessoria de Gestão Estratégica; da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac); da Embrapa; e da Conab, todos órgãos do Ministério da Agricultura. Especialistas de outras entidades - públicas e privadas - poderão ser convidados para participar dos trabalhos.

As reuniões do grupo serão semanais. Após 45 dias, contados a partir de hoje, data da publicação da portaria de criação do grupo, os integrantes do GT devem apresentar um relatório final com sugestões e contribuições para a formação de uma nova política de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

Tudo o que sabemos sobre:
agriculturaassistência técnica

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.